Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar um Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias (já leu o primeiro?) que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.
Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.
No nosso primeiro artigo desta rubrica, que consideramos já um sucesso tendo em conta o número de comentários gerados, falamos sobre a forma de controlar as Aplicações de Arranque. Hoje vamos falar sobre ArtWork.
Uma das primeiras coisas que normalmente fazemos quando instalamos um sistema, é personalizá-lo. Mudamos o wallpaper, o tema, ajustamos os ícones, criamos atalhos, etc.
Por norma, as distribuições Linux trazem excelentes wallpapers e também temas fantásticos. As alterações são fáceis de realizar, o difícil mesmo é saber qual escolher.
Como mudar o wallpaper?
Tal como no Windows, basta clicar no botão do lado direito do rato sobre o ambiente de trabalho e escolhermos Alterar fundo da área de trabalho.
Aí dentro existem vários e fantásticos wallpapers prontos a aplicar. Em Definições podemos indicar que queremos reproduzir várias imagens em ordem aleatória, definir o aspecto da imagem, etc.
É claro que também podemos usar as nossas próprias imagens.
Como mudar o tema?
Relativamente aos temas podemos aceder via Menu (procurando por temas).
Depois, o utilizador pode personalizar tudo e mais alguma coisa: Contorno das janelas, ícones, controlos, ponteiro do rato, ambiente de trabalho, etc.
Ao clicar em cada um dos tópicos, aparecerá um conjunto de alternativas. Por exemplo, carregando em Ícones, aprecem várias opções do novo modelo a aplicar ao sistema.
Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso estejam atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários.