Pplware

A nova dock do Ubuntu agora tem transparência dinâmica

A nova versão do Ubuntu fica disponível daqui a menos de um mês (19 de Outubro de 2017), e como tal, grande parte das funcionalidades novas do sistema operativo desenvolvido pela Canonical já são conhecidas.

O ambiente de trabalho do Ubuntu irá sofrer algumas alterações como já podemos verificar pelas versões Beta disponíveis até ao momento.


De facto, a grande mudança da versão 17.10 (Artful Aardvrk) do Ubuntu é o regresso do GNOME Desktop. Sem dúvida, esta mudança vai obrigar grande parte dos utilizadores a passarem por um período de adaptação. No entanto, para quem já utilizou ou utiliza distribuições como Fedora, as mudanças vão ser recebidas sem grande estranheza.

 

A nova Dock e a Barra superior do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho do Ubuntu irá sofrer algumas alterações como já podemos verificar pelas versões Beta disponíveis até ao momento. Apesar de ligeiras, essas mudanças são notórias. Para além do aparecimento da nova Dock, também na Barra de Tarefas superior será alvo de algumas mudanças. A mais notória é o facto de a barra passar a ser transparente.

De facto, foi por causa desta mudança que os utilizadores de versões Beta se começaram a queixar. Aqueles que são mais exigentes com o design achavam que a transparência da Dock deveria acompanhar a tonalidade da Barra de Tarefas, algo que não acontecia nas versões mais recentes.

 

As críticas foram ouvidas

Aparentemente, a equipa responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu estava atenta e ouviu as críticas. Como que da noite para o dia, um update corrigindo a situação foi lançado. Assim, a partir de agora, a Dock vai passar a ter uma transparência personalizada dependendo da localização das aplicações no ecrã.

 

A nova transparência dinâmica

E é aqui que entra a transparência dinâmica. Naturalmente, quando a janela de uma aplicação é colocada mesmo ao lado da barra superior ou da Dock, a barra superior passa a cinzento e a transparência da Dock reverte para uma estado semi-transparente.

É uma mudança pequena, sem dúvida, mas é daquelas transformações que dá alguma consistência ao sistema operativo e que, de facto, faz do Ubuntu ser um dos melhores sistemas operativos disponíveis em termos de design, rivalizando com o Windows 10 ou com o macOS.

Para já, a “Transparência Dinâmica” não pode ser desativada nas Definições da Dock. Mas como ainda não atingimos a versão final do sistema operativo temos que esperar para ter a certeza.

Sem dúvida são as pequenas funcionalidades e peculiaridades que distinguem os vários sistemas operativos e os tornam únicos. Pessoalmente, sou a favor desta alteração pois traz personalização e um design premium ao Ubuntu. Esperemos pela versão final para vermos todas as novidades.

Via


Leia também:
Exit mobile version