Dica – Experimente o Unity 5.0 no Ubuntu 11.10
Depois da apresentação do projecto UbuntuTV por parte Canonical durante a CES 2012, ficou mais claro a “obsessão” da Canonical em dar continuidade ao interface Unity que começou a ser desenvolvido em 2010. Assim, a empresa responsável pelo projecto Ubuntu espera juntar os dois mundos (PC e TV), permitindo que os utilizadores facilmente se adaptem a qualquer dos ambientes.
Recentemente foi disponibilizada a versão 5 do Unity. Vamos conhecer as novidades e aprender como instalar no Ubuntu 11.10.
A interface Unity 5.0 foi recentemente disponibilizada para testes para o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. No entanto, os utilizadores que ainda possuem o Ubuntu 11.10 podem testar a nova versão da interface Unity.
Segundo o anuncio feito por Didier Roche (ver aqui), “a equipa responsável pelo Unity tem trabalhado arduamente com o objectivo de tornar a interface mais fluida e precisa e com mais qualidade”.
Aqui fica uma pequena demonstração das novidades do Unity 5.0 (vídeo disponibilizado pelo site omgubuntu)
Como instalar o Unity 5.0 no Ubuntu 11.10?
Nota: Como se trata de uma versão de testes, não é aconselhável que instale o Unity 5.0 num sistema operativo em produção.
Para quem está a usar o Ubuntu 11.10 e pretenda experimentar a versão de testes doUnity 5.0, deverá começar por fazer um backup ao sistema (para salvaguardar a informação caso algo corra mal), abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:unity-team/staging sudo apt-get update sudo apt-get dist-upgrade |
Depois de instalado, podem reiniciar o Unity com o seguinte comando:
setsid unity |
Para quem pretender personalizar o Unity pode instalar o CCSM (CompizConfig Settings Manager) ver aqui e proceder a algumas configurações com por exemplo:
- Mudar a cor de background do Dash
- Incluir atalho para apresentar minimizar todas as aplicações
- Possibilidade de diminuir os ícones da barra lateral
- Definir animação dos ícones
- Possibilidade de ver os dispositivos montados no sistema na barra
Caso pretenda, pode também contribuir no desenvolvimento do Unity, enviando para a equipa de desenvolvimento um pequeno teste realizado na sua máquina. Para tal basta executar o Unity Testing
Desinstalar o Unity 5.0
Quem pretender desinstalar o Unity 5.0 basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo apt-get install ppa-purge sudo ppa-purge ppa:unity-team/staging |
A realização deste tutorial teve como base uma virtualização do Ubuntu 11.10 usando o Virtualbox. Para ter o Unity 5.0 é necessário ter o Guest Additions (ver aqui) instalado e activar a opção Enable 3D Acceleration no virtualBox (ver aqui). Dos testes realizados, deu para verificar que o unity está mais robusto, rápido e tem suporte para mais algumas funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano
boas,estou a usar o ubuntu 12.04 numa maquina de testes e estou a adorar !
está muito mais rápido e estável que o ubuntu 11.10.
o unity cada vez esta melhor !
ainda falta muito para a versão final,mas na minha opinião,esta vai ser a melhor versão do ubuntu lançada ate hoje !
mas ainda é cedo…
Fixe!
Será desta que regresso ao Ubuntu? 😀
O Ubuntu nunca foi embora. Simplesmente , devido aos lançamos semestrais, tinham de lançar a ferramenta ainda verde… Felizmente a comunidade fez o que sempre fez melhor e aprimorou todas as características do Ubuntu e do Unity 😉 Mal posso esperar pelo 12.04
tou agora a testar, ate agora nao vi grandes diferenças no desempenho com o unity 5
Vou experimentar 🙂
Eu e muita gente não pode usar regularmente devido ao seu portátil ter gráficos alternáveis.
que inclusivamente também os mac’s usam.
Falaram-me duma ferramenta que permite forçar o uso da placa mais potente. Tenho de averiguar isso porque também tenho esse problema :S
pois, eu tambem quando instalo o ubuntu a partir da versao 11.04 simplesmente nao da imagem, nem em live cd nem nada.. Gostaria de saber se alguem sabe como corrigir isso.
Cumps
eu uso o bumblebee
https://launchpad.net/~bumblebee/+archive/stable
activa a grafica da nvidia com o comando optirun antes do programa que queremos.
hexiste o ironhide com uma gui mas não consegui por a funcionar na minha
o meu funciona porque tem duas graficas, uma intel e outra nvidea, mas a nvidea n funciona no ubuntu so com bumblebee
bumblebee está deprecated.
Agora é o ironhide
http://fabriziomalta.blogspot.com/2011/10/optimus-no-ubuntu-agora-com-ironhide.html
eu preciso de outra coisa, visto que tenho ati/intel
pois eu tenho uma intel onboard… Nao sei mesmo como fazer apra por isso a funcionar visto que assim que instalo uma versao recente fico sem imagem
Confirmo que o Unity 5.0 está muito mais rápido no 11.10.
No Precise nem se fala: parece um foguete.
-1
E, já agora, para quem saiba: Eles já resoveram aquele problema do Compiz Enhanced Zoom não permitir ampliar as barras do Unity e a Dash?… Boa noite!…
Bom dia ,
Tenho estado fora de Portugal , embora com acesso a Web , mas com muito pouco tempo para seguir o nosso Blog , interessante o que foi demonstrado no vídeo , pelo que me parece estão a ser dados os primeiros passos no sentido da personalização da interface Unity , são boas estas noticias , embora ainda sejam passos que não me convencem de todo a usar esta interface , é que todas as outras interfaces também estão a evoluir imenso , eu já tenho na minha maquina de testes no mesmo SO diferentes interfaces que posso optar na altura de fazer o login e o Unity continua a não ser nem de longe nem de perto a minha must .
Cumprimentos
Serva
é de mim.. ou voltámos atras no tempo!!!????
Os timestamps das notícias/comentários estão todos abrasados 😛