Pplware

Deveria o Estado Português adotar Linux nos serviços públicos?

A competição entre Windows e Linux é uma das mais antigas do mundo tecnológico. Ambos os sistemas operativos tem uma legião fiel de fãs e utilizadores, e muitos desses utilizadores apresenta argumentos sólidos para defender essa mesma utilização do software nas suas máquinas.

Desta forma, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se o Estado Português deveria adotar Linux nos serviços públicos. Participe!


Deveria o Estado Português adotar Linux nos serviços públicos?

Volta e meia, esta é uma questão que surge em debate, tendo argumentos fortes a favor, mas também outros contra. Como sabemos, o Windows da Microsoft é o sistema operativo massivamente usado nos computadores em todo o mundo, e os serviços do Estado Português não fogem à regra. Ao visitarmos alguns desses serviços, como a Segurança Social, as Finanças, os Municípios, as Escolas, entre outras entidades públicas, facilmente percebemos que o software da janela é aquele que está presente nos equipamentos.

No entanto, muitos defendem, desde há muito tempo, que o Estado Português deveria investir no sistema de código aberto Linux, sendo que um dos argumentos usados para esta mudança é a poupança de milhares de euros em licenças e ainda a facilidade e variedade de opções que as várias distribuições do boneco Tux permitem.

Em junho de 2018, questionámos os leitores acerca desta possibilidade, sendo que a maioria (40%) respondeu que definitivamente o Estado deveria adotar o sistema Linux nos serviços. Por sua vez 26% respondeu que “Seria bom, mas falta ainda muita formação nos funcionários”, enquanto que 17% foi da opinião que “Nalguns serviços sim, noutros não se justifica”. Por fim, apenas 17% respondeu na altura que que “Não, pois seria um retrocesso”.

Assim, na nossa questão desta semana, queremos que nos diga se acha que o Estado Português deveria adotar os sistemas Linux nos serviços públicos. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Exit mobile version