Criar ONLINE o ficheiro sources.list
O sources.list é um ficheiro onde são guardados os endereços de repositórios, a partir dos quais o computador instala ou actualiza novas aplicações. Depois de actualizar este ficheiro, a instalação ou actualização de aplicações pode ser efectuada via modo gráfico, a partir do Synaptic ou via modo consola, usando o comando apt-get.
No entanto, a “construção” do ficheiro sources.list nem sempre é fácil, pois necessita de ter as directivas correctas para a versão Linux que estamos a usar. Então e que tal uma ferramenta online para gerar o ficheiro sources.list?
No decorrer das minhas pesquisas, encontrei um site que permite criar online o ficheiro sources.list, onde inclui automaticamente os repositórios.
Mas afinal o que são repositórios?
Basicamente os repositórios são sites que possuem os programas já compilados para a versão linux que estamos a usar e específicos para a arquitectura do nosso computador. A existência de repositórios simplifica em muito o processo de instalação de programas, pois não necessitamos de compilar e resolver todas as dependências (Para quem é utilizador linux, sabe do que falo !!!!)
Como criar automaticamente o ficheiro sources.list
A criação do ficheiro pode ser feita no site http://repogen.simplylinux.ch/. Após termos o resultado produzido através do site, vamos à shell e escrevemos o seguinte comando:
- gksu gedit /etc/apt/sources.list
depois é só copiar a informação fornecida no site e colar no ficheiro sources.list.
Para “forçar” a actualização podemos escrever o seguinte comando:
- sudo apt-get update
Homepage: Gerar sources.list
Este artigo tem mais de um ano
Muito util,
Viva Linux
Muito interessante
É uma óptima forma de simplificar o processo e torna o sources.list um documento bastante bem organizado e claro.
Uma pérola para utilizadores menos experientes.
ta ai uma boa..
Brutal, Pinto! Desconhecia!
Mas e as chaves de autenticação, há forma de as importar? É que odeio levar sempre com o Synaptic a queixar-se da falta delas…
Hello Ana
No caso das chaves de autenticação podes executar correndo o seguinte comando:
sudo apt-key adv –recv-keys –keyserver keyserver.ubuntu.com A_TUA_CHAVE
melhor ideia é meter tudo dentro de um script
Pedro Pinto
Excelente, pérola!
Os meus parabéns
O Pedro Pinto.
Parabéns