O Raspberry PI é hoje um dos equipamentos mais populares. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos.
O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.
Como instalar o Webmin no Raspberry Pi?
Para instalar o Webmin no seu Raspberry Pi basta que siga os seguintes comandos:
Passo 1) Obter a ultima versão Webmin
sudo wget http://downloads.sourceforge.net/project/webadmin/webmin/1.610/webmin_1.610_all.deb
Passo 2) Proceder à instalação
sudo dpkg --install webmin_1.610_all.deb
Nota: Caso tenham problemas com as dependências, basta que instalem as seguintes:
sudo apt-get install libnet-ssleay-perl
sudo apt-get install libauthen-pam-perl
sudo apt-get install libio-pty-perl
sudo apt-get install apt-show-versions
Depois devem voltar a correr o comando para a instalação.
Depois de tudo configurado, basta que acedam a um browser (de uma máquina da rede local) e introduzam o endereço: https://<ip_do_raspberry>:10000
Na interface de autenticação, devem introduzir as credenciais de acesso ao PI
Já dentro do Webmin são muitas as funcionalidades disponíveis para monitorização e configuração do Raspberry Pi. Podem, por exemplo, ver o estado do mini PC ao nível de memoria primária e secundária, processos em execução, podem fazer um backup do sistema, configurar serviços, etc, etc .
Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos. Saiba tudo sobre Raspberry PI aqui.