Cockpit: É fácil administrar uma máquina com GNU/Linux
Administrador que é administrador gosta de recorrer à linha de comandos para realizar as mais diversas operações no sistema. No entanto, dependendo da acção, nem sempre a linha de comandos é flexível e nesse sentido é importante que se tenham as melhores ferramentas gráficas.
Depois da apresentação do Webmin e ajenti, vamos conhecer o Cockpit.
Tal como o Webmin, o Cockpit é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix.
Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.
Com o Cockpit podemos gerir vários servidores em simultâneo através da mesma interface web. Podemos gerir serviços, criar utilizadores, controlar o espaço de armazenamento, aceder facilmente ao próprio terminal da máquina, etc.
Com instalar o Cockpit?
A instalação desta ferramenta é muito simples. Para este tutorial usamos o CentOS 7. Aqui ficam os passos:
yum install cockpit systemctl start cockpit systemctl enable cockpit.socket firewall-cmd --permanent --zone=public --add-service=cockpit firewall-cmd –reload |
Depois de instalado, devem abrir um browser e aceder ao seguinte endereço: http://<endereco_IP_servidor>:9090 De acordo com o que testamos, o Cockpit parece-nos ser uma ferramenta bastante interessante e funcional. A interface está muito bem desenhada e a ferramenta é bastante fluída. Para outras distribuições podem ver aqui se há suporte.
Este artigo tem mais de um ano
Algo similar para raspberry pi, existe? quanto mais levezinho melhor
O Webmin que é referido no início do post.
Tenho instalado no meu raspberry pi e é bastante fluído.
Maybe Observium?
Também é bom
Ainda não têm para Ubuntu… 🙁
Tens aqui para o Ubuntu 15 : http://www.ubuntugeek.com/cockpit-a-remote-manager-for-gnulinux-servers.html
Isto pode ser instalado juntamente com o Ajenti ou outro painel de controlo?
Sim, funcionam em portas diferentes
*portos
Convinha mencionar que Cockpit só para distros da família Fedora/Red Hat. Para distros Debian, etc, só se forem ao github buscar a fonte e adaptá-la, porque dá erros na compilação em Debian.
linux claro
Seria interessante um quadro comparativo dos 3, com suas vantagens e desvantagens. Além disso como fica a questão de consumo de recursos, (CPU/RAM MEM/PROC) utilizando uma mesma máquina como parâmetro.