Como sabemos o Ubuntu é uma das distribuições Linux mais usada em todo o mundo! Não será até exagerado dizer que foi esta distribuição que popularizou o Linux no segmento doméstico e atualmente existem muitas outras distribuições baseadas no “Linux da Canonical”.
Hoje a empresa lançou o novo Ubuntu 18.10! Será desta que vai surpreender?
Longe vão os tempos em que a chegada de uma nova versão do Ubuntu era um momento bastante aguardado pelos utilizadores.
Atualmente, apesar desta distribuição ter milhares de utilizadores pelo mundo, o impacto da chegada de uma nova versão é diferente comparativamente ao que acontecia no passado.
Será esta a versão do Ubuntu que vai surpreender?
A Canonical anunciou hoje o novo Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish).Esta versão não é LTS, mas tem suporte durante 9 meses. Segundo informações da empresa, esta versão foi desenvolvida durante os últimos seis meses e recebeu um conjunto vasto de melhorias comparativamente à versão do Ubuntu anterior.
De acordo com Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, o Ubuntu é hoje uma referência no mundo da engenharia e da inteligência artificial.
Relativamente às novidades, esta versão destaca-se por vir com:
- Ambiente gráfico de trabalho GNOME 3.30
- Kernel 4.18
- Glibc 2.28
- Novo tema Yaru
- Firefox 63
- LibreOffice 6.1.2
- OpenStack (para clusters)
Destaque também para a integração do VeraCrypt, uma popular ferramenta que permite proteger informação em disco.
De acordo com o que já experimentamos, rapidamente se nota que esta nova versão, como o novo tema, apresenta uma interface mais polida, mais leve, com novos ícones, entre outras características. Segundo a Canonical, esta versão consome também menos memória RAM e apresenta novos efeitos nas transições entre janelas.
Além do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) foram também lançadas as novas versões do Ubuntu Budgie, Kubuntu, Lubuntu, Ubuntu Kylin, Ubuntu MATE, Ubuntu Studio e Xubuntu.