Pplware

Chegou o FreeNAS 11! A sua NAS doméstica que custa zero

O FreeNAS 10 foi lançado em março desde e foram várias as novidades que foram introduzidas nessa versão. Agora, passados três meses, a equipa de desenvolvimento desta solução anunciou o FreeNAS 11 que é baseado no FreeBSD 11-STABLE.

Vamos conhecer as novidades!


O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretende ter um autêntico servidor de partilha de ficheiros. Com uma interface web totalmente renovada, o FreeNAS permite a produção de relatórios/gráficos de utilização e disponibiliza ainda um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

Principais novidades do FreeNAS 11

Para conhecer todas as novidades do FreeNAS 11, a equipa de desenvolvimento deste projeto disponibilizou um video onde mostra as novidades ao nível da Virtualização entre outras funcionalidades. Destaque ainda para a nova interface de administração que é baseada na popular framework Angular. Por enquanto esta interface ainda se encontra apenas na versão beta.

Esta versão vem ainda com um sistema de monitorização e alerta para serviços críticos, sendo que o sistema pode comunicar com aplicações/serviços externos como por exemplo Slack, PagerDuty, AWS, Hipchat, InfluxDB, Mattermost, OpsGenie e VictorOps.

Also new in FreeNAS 11 is an Alert Service page which configures the system to send critical alerts from FreeNAS to other applications and services such as Slack, PagerDuty, AWS, Hipchat, InfluxDB, Mattermost, OpsGenie, and VictorOps. FreeNAS 11.0 has an improved Services menu that adds the ability to manage which services and applications are started at boot.

Veja todas as novidades em vídeo

Tem por aí um PC e discos para construir uma NAS? Então mãos à obra! Os serviços de armazenamento na cloud vieram revolucionar a forma como guardamos a nossa informação digital. Actualmente são vários os serviços que oferecem gratuitamente uns bons GB, mas há sempre quem opte, pelas mais diversas razões, em ter o seu próprio serviço. Experimentem o FreeNAS 11.

Download: FreeNAS-11.1-RELEASE.iso (598MB, SHA256).

Exit mobile version