Chegou o Cinnamon 2.2 – Conheça as novidades
O Cinnamon é um ambiente de trabalho (muito conhecido da distriuição Mint) que é bastante leve, com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este oferece.
A equipa responsável pelo projecto disponibilizou hoje o Cinnamon 2.2. Vamos conhecer as novidades.
Depois do lançamento do Cinnamon 2.0,, a equipa de desenvolvimento do Cinnamon lançou a versão 2.2 que traz algumas novidades interessantes, das quais se destacam:
Um look renovado para o System Settings
A interface do System Settings foi refinada, apresentando agora uma interface mais consistente. As definições estão melhor organizadas por categorias e separadas dentro de sub-categorias.
Screensaver e Power Management
Uma vez que as definições para o Screensaver e Power Management estavam um pouco confusas, esta nova versão reorganiza tal interface
Data/hora
A interface para ajuste do fuso horário sofreu também algumas alterações, sendo que o módulo para a Data/hora define agora tais parâmetros para todo o sistema. Foi também acrescentada a opção para o formato 24h.
Hot Corners e HUD
O HUD, ou Head-Up Display, uma alternativa aos menus tradicionais, que permitem resolver um conjunto de limitações dos menus actuais e “…ligar directamente os utilizadores àquilo que pretendem”. O HUD está agora menos intrusivo e os Hot Corners dispõem agora de melhores definições de controlo. Para cada “canto”, é possível devir qual a acção ao passar ou a clicar com o rato.
Outras novidades
- Suporte para HiDPI/Retina Display
- Melhorias no Nemo – gestor de ficheiros
- Suporte para CSD (client side decorations);
- Melhor suporte para GDM (em particular, para a mudança de utilizador)
- Melhor suporte para systemd
- Melhor suporte para o VLC
- …e muitas outras novidades – ver aqui
Para quem gostar de ter um ambiente gráfico moderno, recheado de funcionalidades e que garanta uma boa performance, o Cinnamon 2.2 é uma boa solução. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Este artigo tem mais de um ano
E ainda é super instável? É que já tive de tudo com o Cinnamon, até ao ponto de crashar, irrecuperavlemente, ao começar a reproduzir um vídeo no Youtube ou crashar do nada só porque sim.
E sim eu tinha tudo instalado e configurado como deve ser.
nao tenho nenhum stress com o mint16… crashs tive 2, um por causa do bumblebee e outro por causa do java, nada mais e trabalho todos os dias com ele.
Nunca tive problemas com o Cinnamon. Quando Mate apareceu eu queria porque queria usar, mas Mate não funcionou bem, comingo.
Cinnamon sempre foi numa boa e hoje digo com certeza, está ótimo. Acho que tudo depende de hardware, digo não só de ter 4G ram palca de vídeo excelente. Mas sim algo no hardware faz com que ele seja bom pra alguns e pra outros não. Minha máquina é modesta e vai numa boa como disse antes.
Abs.
qual dos 3 é o melhor? cinnamon, mate ou gnome original?
O mate é um fork do gnome 2 por isso tem obrigação de ser muito estável. O gnome 3 também se porta muito bem, pelo menos não tenho razões de queixa, antes pelo contrário.
O cinnamon apesar de bonito e leve, é muito instável para quem queira levar a personalização mais além, com crashes vindos do nada sendo alguns deles muito agressivos.
Se quiseres um ambiente tradicional, na onda mais clássica do linux utiliza o mate, se quiseres algo mais moderno, com mais eye candy utiliza o gnome 3. O cinnamon é muito bonito mas só dá dores de cabeça.
Se quiseres algo completamente diferente de tudo isso experimenta o KDE.
Estranho afirmarem que o Cinnamon é instável, etc.
Uso desde o Mint 12 e ate o presente 100% eficaz.
Uso avidemux ..handbrake…ffmpeg…vlc..yt.
Se alguém tem problemas de instabilidade deveria conferir drivers de vídeo.
melhor melhor é discutível. Isto vai mais por gostos. Pessoalmente prefiro o Xfce.
é discutível sim. Depende muito do gosto de cada um. Os que referes tem um nível de estabilidade bastante razoável, até mesmo o gnome na sua versão 3. Eu ja usei todos, todos tiveram o seu “crash” a uma dada altura, por motivos diferentes. No entanto são boas opções, lá está, para o gosto de cada um. Pessoalmente gosto do Xfce, é leve em recursos e muito estável. Agora estou com openbox em stand-alone. Inicialmente pode não ser tão “user-friendly” na configuração, mas para quem gosta de personalização, estabilidade, desktop apelativo e sobretudo rapidez, não encontro melhor. Em standby, meto 80Mb na ram. E não, não está em modo ultra geek. Pessoas que estão apenas habituadas a windows xp ou 7 usaram e gostaram.
Eu uso KDE porque no meu caso verifiquei que era o melhor para multi screens (uso 3 no dia a dia).
Consome um pouco mais de memória, mas já testei de tudo e também o considero (KDE) dos mais estáveis.
Tem a lingua PT-PT? e estavel?
É um ambiente gráfico, por isso tem a língua do sistema operativo em que corre. Se tiveres o sistema operativo em PT-PT o Cinnamon é PT-PT.
A versão anterior tinha uma estabilidade duvidosa, podem ter sido feitos grandes progressos, mas isso não é certo.
Eu uso dede a versao rc, para programar, para editar fotografia e video, para trabalho “semi-profissional” como tecnico de electronica e trabalho de estudante de eng.electrotecnica, entre outras coisas. Nunca tive problemas de estabilidade. A nao ser som o bumblebee que nada tem haver com a distro.
Realmente é pena continuar tão verde. Caso contrário, o meu Debian ficaria perfeito.
Não acho, usei Debian cinnamon e é levinho. Sem bugs.
O que é melhor, normal? Não dá pra dizer por alguém.
Pode ser muito bem pra uns e outros não.
Relativo.
A ver se vem com o Mint 17