De acordo com um relatório recente da IDC, o mercado dos tablets está em queda e nesse sentido é preciso inovar! Algumas marcas têm vindo a trabalhar no conceito de convergência, cuja ideia consiste em “transformar”, por exemplo, um tablet num Desktop, oferecendo assim a melhor experiência de utilização ao utilizador .
A BQ em parceria com o a Canonical vão brevemente colocar no mercado o Aquaris M10 Ubuntu Edition… um tablet que se transforma num PC.
O conceito de convergência nos sistemas operativo é algo que tem vindo a ser trabalhado pela Canonical, Apple e pela Microsoft. A Canonical foi uma das primeiras a apresentar este conceito e já em Março, em parceria com a espanhola BQ, chegará ao mercado o primeiro tablet com Ubuntu que se pode transformar num PC. O anuncia da Canonical foi feito aqui.
Tal como os smartphones Ubuntu, o sistema operativo do Aquaris M10 terá também “scopes” para uma mais fácil interacção do utilizador. Ligando o tablet a um monito e um rato e um teclado via Bluetooth, o Ubuntu mudará automaticamente para o modo desktop.
Características do BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition
- Ecrã: 10.1” com resolução 1920 x 1200
- SoC: MediaTek MT8163A ARM Cortex-A53 quad-core
- RAM: 2GB
- Memória de Armazenamento: 16GB de + interface microSD
- Câmara de 8MPX com auto-focus
- micro HDMI output
- Bateria: 7.280 mAh
- Dimensões: 246 x 171 x 8.2 mm
Apesar deste equipamento vir com um SoC ARM, a Canonical salientou que o seu sistema tem também suporte para SoCs Intel. O Aquaris M10 Ubuntu Edition deverá ser apresentado pela BQ no Mobile World Congress que acontece entre os dias 22 e 25 de Fevereiro em Barcelona.O Pplware vai lá estar e trazer todas as novidades.