A história repete-se!!! Sempre que se instala por exemplo um Windows e já temos um Linux instalado, o GRUB (menu de boot) é simplesmente “afastado”. Para resolver esta situação, apresentamos em 2008 (ver aqui) um método um pouco complexo (para utilizadores menos experientes no mundo Linux) que permite recuperar o Grub. Com aparecimento do grub2, lançamos em 2010 um how que ensina como recuperar o GRUB2 em 3 passos (ver aqui).
Mas existirá alguma aplicação gráfica para o efeito? Sim, vamos conhecer o Boot-Repair.
O Boot –Repair é uma aplicação gráfica que permite de forma muito simples recuperar o Grub após ser instalado um Windows ou outras distribuição Linux ou até mesmo o Grub ter desaparecido após um Update.
O Boot –Repair permite que o bootloader do Grub seja reinstalado através de um simples click e disponibiliza ainda um conjunto de opções avançadas que permitem, por exemplo,definir onde vamos instalar o bootloader.
Para recuperar o Grub, é importante que o processo seja realizado usando um live CD ou arrancar com um Linux na Pen e escolhendo um dos seguintes métodos:
Método 1 – Instalar o Boot-Repair num Ubuntu
Para instalar o Boot-Repair num Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install boot-repair-ubuntu
Em seguida basta procurar por boot-repair:
Método 2 – Usar a distribuição Ubuntu Secured Remix 11.04
Fazer download da distribuição Ubuntu Secured Remix 11.04 (aqui). O Ubuntu Secured Remix 11.04 traz já instalado por omissão o Boot-Repair.
Considerações finais
O Boot-Repair é uma ferramenta extremamente simples de usar e além de recuperar o GRUB pode ainda resolver alguns erros de inicialização (devido a configurações erradas). O Boot-Repair funciona apenas com o Grub2 para o Ubuntu 11.04, 10.10 e 10.04. Esta dica foi vista aqui.