Foi anunciado recentemente pelo responsável do projecto ArchLinux, Dieter Plaetinck, a versão ArchLinux 05.2010. Esta nova versão traz algumas novidades ao nível do processo de instalação.
O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.
A simplicidade do Arch não deve no entanto ser interpretada de forma literal, pois o simples neste caso é ter acesso aos ficheiros de configuração do sistema directamente e de forma clara, e não através de GUI’s que segundo a visão dos Dev’s do Arch, apenas complicam o Sistema Operativo, ocultando tudo o que esta por trás!
Como já devem estar a ver, este sabor de Linux não é o mais indicado para utilizadores menos experientes, ou para pessoas que apenas queiram utilizar o computador de forma mais ‘leiga’. No entanto a instalação desta distro, traz muito conhecimento pois obriga o utilizador a perceber o seu funcionamento.
Novidades do ArchLinux 05.2010
- Os .iso podem agora ser gravados em CD’s ou até mesmo em USB Sticks (isohybrid)
- Suporte para o protocolo PXE
- Inclusão do wpa_supplicant (suporte aos protocolos da rede sem fios)
- Suporte para o virtio
- kernel 2.6.33.4-1, pacman-3.3.3-5 e glibc-2.11.1-3
Confira todas as novidades aqui
O ArchLinux funciona no estilo rolling release, ou seja, em contínua actualização via gestor de pacotes.
Artigos relacionados