A Microsoft mudou as regras do jogo quando trouxe para o Windows 10 o Linux. Inicialmente pensava-se que seria apenas uma consola, mas rapidamente se percebeu que seria muito mais.
A evolução veio com a chegada de novas distribuições, algumas delas criadas de propósito para o WSL. Desta vez, mais um gigante do Linux chegou ao Windows 10. Falamos do Arch Linux, que pode já ser usado.
Depois de muitos anos a lutar contra o Linux, a Microsoft fez uma mudança radical na sua posição. Abraçou o Linux e este é hoje uma presença garantida no Windows 10. Para além de ter já muitas distribuições presentes, a empresa trabalha já num kernel próprio para o WSL, conforme mostrámos.
O Arch Linux já chegou ao Windows 10
Mas neste campo a Microsoft depende também das muitas distribuições que tem presentes. Se tudo começou com o Ubuntu, depressa vimos chegar muitas outras, de peso e muito importantes. Agora, chegou mais uma importante distribuição. Falamos do Arch Linux, que é a escolha de muitos.
Esta é uma das distribuições mais limpas e com menos apps desnecessárias, o que a faz ser usada por muitos, que depois a preparam ao seu gosto e com as suas aplicações favorita. O Arch Linux está já na loja da Microsoft e pode ser instalada.
Esta distribuição já pode ser obtida na loja da Microsoft
Basta por isso aceder a esta loja de apps para o Windows 10 e colocar esta distribuição no sistema. Tal como as demais, pode ser instalada ao lado das muitas que já existem disponíveis e que podem ser instaladas.
O WSL está mais rico com esta novidade
Naturalmente que a Microsoft quer muito mais e por isso tem até o Windows Terminal, um terminal a ser preparado que vai agrupar todas as janelas de consola presentes no Windows 10. Falamos do DOS, da PowerShell e até da Bash do Linux.
Este é apenas mais um passo que é dado no sentido de massificar o Linux no Windows 10. A oferta de distribuições é já muito rica e dificilmente não encontram a preferida e que usam já em dual boot no PC.