Noutro dia alguém me questionava sobre o que afinal era um LAMP. Ora bem, no pplware já apresentamos um conjunto de artigos que ensinam a montar um verdadeiro servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP), hoje iremos apresentar mais um método para o fazer.
Basicamente um LAMP é um conjunto de serviços sobre Linux, que nos permitem criar um verdadeiro servidor Web (Apache2 – para colocar conteúdos online como por exemplo sites, plataformas como wordpress, Joomla, wikis, etc) com suporte para a linguagem de programação PHP e para o serviço de base de dados MySQL.
E como montar este conjunto de serviços no Ubuntu 10.04?
Existem muitas formas de criarmos um LAMP, umas mais complexas ou simplificadas. Hoje, vamos aprender outra forma de instalar todos estes serviços com apenas um único comando no Ubuntu 10.04.
Para instalar o Apache2 + MySQL + PHP, basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando:
sudo apt-get install lamp-server^
A meio da instalação será pedido ao utilizador para introduzir a password para o serviço de base de dados MySQL
Depois de tudo instalado, o utilizador pode confirmar numa primeira fase se tudo está correcto, abrindo o browser e inserindo o url: http://localhost
Se quisermos testar o suporte para PHP e ver todos os parâmetros associados ao Apache2+PHP+MySQL, podemos criar um pequeno script com as seguintes linhas:
<?php
phpinfo();
?>
e gravar por exemplo num ficheiro com o nome info.php e colocar no directório /var/www
Já agora, para quem quiser instalar o phpmyAdmin para aceder gráficamente ao MySQL, pode usar o seguinte comando:
sudo apt-get install phpmyadmin
Em seguida, indicamos qual o servidor Web que temos instalado (no nosso caso é o Apache2).
Definimos uma password para gestão administrativa do phpMyAdmin
Para aceder ao phpmyadmin, deve colocar no browser o endereço: http://localhost/phpmyadmin e introduzir como user: root e a password a que foi definida nos passos anteriores.
E está feito. Simples, rápido e muito útil para quem quer testar scripts, desenvolver sites com base em PHP, instalar CMSs como por exemplo wordpress, Joomla, wikis, etc.
Alguma dúvida, deixem o vosso comentário e nós teremos todo o gosto em ajudar.
Artigos relacionados