Pplware

5 fantásticas distros Linux a ter em consideração em 2017

O ano de 2016 não foi muito forte em termos de novidades do mundo GNU/Linux, especialmente no segmento Desktop. É verdade que a Microsoft aposta cada vez mais neste sistema e quem sabe se o mundo da Internet das Coisas não ajudará a popularizar o Linux.

Estando nós já em 2017, quais as distribuições Linux que poderão fazer a diferença?

O Windows 10 veio trazer novamente a confiança dos produtos Microsoft e certamente reconquistar alguns utilizadores que tinham entretanto mudado para GNU/Linux. O Linux Mint, o Debian e o Ubuntu continuam a ser as distribuições para Desktop mais populares mas há outras distribuições que poderão fazer a diferença já em 2017.

Antergos – Um Arch Linux elegante, potente e simples de usar

O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida como Cinnarch (uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambiente gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.

Solus – Uma distro mais rápida que o Ubuntu e Mint?

O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas.

Esta distribuição, traz como ambiente gráfico o Budgie, várias optimizações ao nível do software integrado e também melhorias na generalidade do sistema, que permitem ter uma boa experiência ao nível dos jogos.

Ubuntu Budgie

O Ubuntu Budgie (anteriormente designada de Budgie Remix) é outras das distribuições que devemos estar atentos. Na prática trata-se de um Ubuntu mas com o ambiente gráfico Budgie, que apareceu inicialmente com a distribuição Solus.

O Budgie é um ambiente gráfico de trabalho limpo e fluido que constitui uma alternativa perfeitas aos populares projectos nesta área.

Fedora 26

O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e destaca-se por incluir funcionalidades e tecnologias que não são comuns em outras distribuições. O Fedora é uma distribuição rápida, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade à escala mundial.

O Fedora 26 está previsto para Junho de 2017 (se nada falhar) e certamente que virá com o servidor gráfico Wayland mais afinado.

KDE Neon

O KDE Neon é uma distribuição que nunca abordámos no Pplware mas que promete muito. Esta distribuição vem com o ambiente gráfico KDE Plasma e está disponível em três versões: “User edition”, “LTS user edition” e “‘Developer edition”.

Em breve iremos analisá-la no Pplware.

O ano de 2017 poderá trazer muitas novidades ao mundo do Linux ou poderá ser apenas mais um ano. São muitos os projectos interessantes a este nível, com comunidades bem activas, mas o Linux continua apenas a representar 2% no mercado dos sistemas operativos.

Via omgubuntu

Em que distribuição apostam para 2017?
Exit mobile version