Com o passar dos tempos e com a aquisição de novos PCs, vamos guardando no sótão, na garagem ou num sítio escondido lá de casa o nosso PC mais antigo. Aquela caixa já com um pouco de ferrugem, um monitor ainda CRT, um teclado já meio sujo e até um rato com bolinha.
Mas porque não dar uma nova vida a essa PC? Escolha uma das distribuições que sugerimos hoje.
Puppy Linux
Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry.
Requisitos mínimos:
- CPU:333MHz
- RAM: 64 MB (aconselhável 256 MB)
- HDD: n/a
Lubuntu
O Lubuntu é a distribuição perfeita para computadores com baixo poder computacional. Esta distribuição vem com o ambiente gráfico de trabalho LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment que é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os requisitos para gestão de qualquer PC.
Requisitos mínimos:
- CPU: Pentium 4, Pentium M, AMD K8 ou superior
- RAM: 512 MB
- HDD: 3 GB
LXLE
O LXLE é uma distribuição baseada no Lubuntu que traz o LXDE como ambiente gráfico de trabalho. Esta distribuição é extremamente rápida, fluída e estável.
Requisitos mínimos:
- CPU: Pentium 3 (Pentium 4 recomendado)
- RAM: 512 MB (1 GB+ recomendado)
- HDD: 8 GB
TinyCore
Necessitando apenas de 12 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mais pequenas, que traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema .
O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida. Quem pretender experimentar o Tiny Core Linux tem à disposição três diferentes cores, ou seja, 3 configurações/versões diferentes:
- Core (8MB) – Tiny Core Linux apenas com CLI
- TinyCore (12 MB) – Inclui ambiente gráfico e suporte para ligações à rede por cabo
- CorePlus (64 MB) – Inclui ambiente gráfico e além do suporte para ligações à rede por cabo inclui também suporte para ligações wireless
Requisitos mínimos:
- CPU: Intel i486DX
- RAM: Depende da versão
- HDD: n/a
Bodhi Linux
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador.
O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic. Veja aqui outras aplicações que estão disponíveis via AppCenter.
Requisitos mínimos:
- CPU: 500 mHZ
- RAM: 128 MB
- HDD: 4 GB
E são estas as sugestões que deixamos hoje para quem tem máquinas antigas e não sabe o que lhes fazer. É claro que continuará a ter uma máquina limitada, mas poderá realizar muitas tarefas. Como se diz hoje, uma máquina com um browser faz quase tudo.