Pplware

20 distribuições Linux para computadores fraquinhos (Parte 1)

Se tem um computador antigo e gostaria de lhe voltar a dar uma nova vida então nada melhor que instalar uma distribuição Linux levezinha. Neste segmento as ofertas são muitas e interessantes e para tal decidimos criar um TOP 20 das melhores distribuições “light”.

Entretanto pode já ir ao sótão buscar o seu PC antigo, teclado e rato, limpar-lhes o pó e depois é só escolher a distribuição que pretende instalar.


#Lubuntu

O Lubuntu é a distribuição perfeita para computadores com baixo poder computacional. Esta distribuição vem com o ambiente gráfico de trabalho LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment que é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os requisitos para gestão de qualquer PC.

Requisitos mínimos:

#LXLE

O LXLE é uma distribuição baseada no Lubuntu que traz o LXDE como ambiente gráfico de trabalho. Esta distribuição é extremamente rápida, fluída e estável.

Requisitos mínimos:

#Bodhi Linux

O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador.

O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o  Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic. Veja aqui outras aplicações que estão disponíveis via AppCenter.

Requisitos mínimos:

#Peppermint OS

O Peppermint OS é um sistema operativo que foi criado com o objetivo de suportar hardware mais antigo, dando uma nova vida às máquinas com hardware mais limitado.

Esta última versão está disponível com os ambientes gráficos Xfce e LXDE e é baseada no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), o que significa que tem suporte durante 5 anos. Ao contrário de outras distribuições, o Peppermint OS 9 está disponível para máquinas com arquitetura de 32 e 64 bits.

Requisitos mínimos:

#MX Linux

Para quem procura uma distribuição Linux leve mas com bom suporte, a nossa sugestão vai também para a distribuição MX (Metamorphosis).  Esta distribuição tem algumas características da distro antiX e vem com interface gráfico Xfce, o que a torna uma distribuição muito elegante, com boa performance e muito funcional. Se procura uma distribuição Linux bastante leve mas muito funcional então experimente a MX 16. A performance é simplesmente fantástica e toda a interface é muito bonita e eficiente. 

Requisitos mínimos:

E são estas as nossas 5 sugestões de hoje para quem tem máquinas antigas e não sabe o que lhes fazer. É claro que continuará a ter uma máquina limitada, mas poderá realizar muitas tarefas. Como se diz hoje, uma máquina com um browser faz tudo e mais alguma coisa.

Exit mobile version