PplWare Mobile

Empresas portuguesas…

mais familiarizadas com sistemas Linux. Dois estudos hoje apresentados pela IDC Portugal durante o IV Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta mostram que a adesão das empresas portuguesas ao Linux tem vindo a crescer, mas que há ainda necessidade de aumentar o grau de conhecimento sobre open source. Os dados reforçam a convicção geral transmitida neste encontro promovido pela Caixa Mágica, a ADETTI e a Sybase e são sustentadas em diversos casos práticos de adopção de Linux também apresentados.

Gabriel Coimbra, director de research da IDC Portugal, mostrou os resultados de dois estudos da consultora em Portugal, o primeiro dos quais realizado no final do ano passado, e que mostra a evolução da utilização do open source entre as médias e grandes empresas. Segundo os dados recolhidos numa amostra de mais de 500 empresas, 20 por cento está já efectivamente a utilizar sistemas Linux, enquanto outros 10 por cento admitem estar a analisar a sua instalação.

A Administração Pública revela mais uma vez uma taxa superior de uso do open source, com 40 por cento da AP Central e Local a responder que usa Linux, enquanto mais 40 por cento admite estar a analisar a adesão ao software, o que a curto prazo pode somar para 80 por cento o número de organismos que aderiu a plataformas abertas.

Já no início de Março a IDC realizou um outro inquérito, este junto do painel de responsáveis de sistemas de informação nas principais empresas portuguesas, onde se apurou que o grau de conhecimento sobre software open source tem evoluído de forma muito positiva. Este inquérito é realizado pelo terceiro ano consecutivo e permite avaliar por isso a evolução das respostas.

Em relação ao grau de satisfação com o uso do Linux, nenhuma das respostas mostrou insatisfação, mas nota-se uma redução do número dos que se dizem muito satisfeitos, um efeito que Gabriel Coimbra atribui ao crescimento da utilização.

Fonte: TekSapo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.