A Xbox Series X é a consola topo de gama da última geração da Microsoft. E embora a escassez de componentes, devido à pandemia que gerou uma enorme procura deste e de outros equipamentos, não ajude a que haja o stock pretendido nas prateleiras, esta é uma das consolas mais desejadas dos gamers em todo o mundo.
No entanto, segundo os dados que foram revelados recentemente, parece que o modelo ‘light’ Xbox Series S tem conseguido vender mais do que a Series X nalguns mercados importantes.
Xbox Series S vende mais do que a Series X nalguns mercados
De acordo com os novos dados divulgados pela empresa de análises de mercado Ampere Analytics, a Xbox Series S está a começar a vender mais unidades do que o modelo topo de gama da Xbox Series X.
Segundo os detalhes, e tal como já se esperava, uma das razões para esta realidade deve-se à escassez de componentes que compromete seriamente a rede de fornecimento às marcas. Piers Harding-Rolls, diretor de pesquisa de jogos da Ampere Analytics salienta que:
A estratégia de dois produtos da Microsoft foi um movimento ousado no lançamento das consolas da geração Series, e o modelo Series S, que conta com uma menor potência, acabou por ser imposto num contexto de escassez de componentes e de restrições de fornecimento em relação à Xbox Series X.
A Xbox Series S, para além de menos poderosa, é também mais barata do que a irmã mais velha. Mas a Ampere considera que o sucesso da Series S poderá também ter um impacto significativo nas vendas de jogos digitais da Xbox em comparação com a PlayStation 5 que, por sua vez, continua a colocar como prioridade de fabrico o modelo de disco e não o digital.
Contudo, a analista também estima que a linha de consolas Xbox Series tenha já vendido 6,7 milhões de unidades, enquanto que a PlayStation 5 deverá ter vendido 12,8 milhões. Já a Nintendo Switch, que já está no mercado há mais de 3 anos, terá vendido 90 milhões de unidades.