Num sincero gesto de solidariedade face ao incêndio que se abateu sobre a Catedral de Notre Dame de Paris na segunda-feira (17), a Ubisoft deu a saber que iria auxiliar os esforços de reconstrução. Nesse sentido, a editora francesa não só doará 500 mil euros, como também disponibilizará o jogo Assasins’s Creed Unity, de graça.
O título estará assim disponível gratuitamente para PC, até às 4 horas do próximo dia 25 de abril.
De acordo com as declarações da Ubisoft, o intuito é simples. “Para que todos tenham a oportunidade de experimentar a majestade e a beleza da Catedral de Notre Dame de Paris, da melhor forma que o sabemos fazer”. O jogo pode ser descarregado através da Uplay, bem como através da loja da própria Ubisoft.
A Ubisoft e a Catedral de Notre Dame de Paris
Quando criamos o Unity, desenvolvemos uma ligação ainda mais profunda com esta incrível cidade, bem com os seus pontos históricos. Um dos elementos mais incríveis do jogo foi a extraordinária réplica digital da Catedral de Notre Dame de Paris.
A Ubisoft aponta ainda o papel nos jogos na aproximação do público a pontos e locais onde de outra forma não teríamos acesso. Assim, todo e qualquer jogador, com um PC, pode visitar este marca histórico e património da Humanidade. Portanto, além da doação de meio milhão de euros para os esforços de reconstrução, temos também a hipótese de (re)visitar o edifício dentro do seu jogo Assasins’s Creed Unity, agora gratuito.
In solidarity with everyone moved by Monday's events we’re donating to the restoration of Notre-Dame & giving you the chance to play @AssassinsCreed Unity on Uplay for free.
Details below:
— Ubisoft (@Ubisoft) April 17, 2019
Esperamos que, com este gesto, possamos dar a todos uma oportunidade de apreciar a nossa homenagem virtual a esta peça de arquitetura monumental – declarações feitas no seu comunicado à imprensa no dia 17 de abril.
A reconstrução pode demorar 5 anos
O presidente da república francesa, Emmanuel Macron, deu a saber que a reconstrução pode demorar até 5 anos. Contudo, deixou também a promessa de que “a faremos ainda mais bonita“. As declarações foram feitas ao canal Euronews e, apesar do desaire da última segunda-feira, mostram-nos já um sinal de esperança.
A Ubisoft junta-se assim à Apple bem como a outras empresas e entidades privadas. Aliás, até mesmo o União Europeia apelou à união e solidariedade em torno da causa que já angariou mais de 600 milhões de euros. Para Macron o esforço é de todos, e “cada um deu o que pôde”, nas declarações que vemos em seguida.
O incêndio que afetou a Catedral de Notre Dame de Paris grassou durante cerca de 15 horas. Acabou por devastar parte do monumento, fazendo desabar dois terços da sua cobertura, além do pináculo central, mais recente. Porém, toda a estrutura de arquitetura gótica sobreviveu e será agora reconstruída.
Numa última nota, a sua construção teve início a 1160, terminando em 1260. Entretanto, passou por diversas melhorias e recuperações, tendo sofrido outras catástrofes no passado. A última das quais foi em consequência da Revolução Francesa, período que serve de pano de fundo ao Assasins’s Creed Unity, da Ubisoft.
O monumento recebe em média, por ano, 12 milhões de visitantes e voltará a coroar a cidade e o Sena.