Pplware

TSMC vai cobrar 30% a mais pelos seus chips fabricados nos Estados Unidos

A crise económica está a promover um aumento significativo no preço dos equipamentos tecnológicos. Mas a tendência não parece que seja para melhorar e as mais recentes informações mostram que a TSMC vai cobrar até 30% a mais pelos seus chips fabricados nos Estados Unidos, o que pode contribuir para encarecer alguns produtos.


TSMC vai cobrar até 30% a mais pelos seus chips fabricados nos EUA

A TSMC, assim como outros grandes nomes da indústria tecnológica, tem como objetivo expandir a sua amplitude de produção e, para isso, contará com a ajuda dos Estados Unidos da América. De acordo com as mais recentes informações, a gigante taiwanesa está disposta a que os seus chips sejam produzidos pelo país de Joe Biden, mas em troca irá cobrar até 30% a mais comparativamente ao custo de produção de Taiwan.

Para já, a TSMC ainda não conseguiu lançar os seus chips fabricados na litografia de 3 nm e, nesse campo, a rival Samsung já conseguiu dar mais alguns avanços. No entanto, a empresa de Taiwan continua a ser a preferida de marcas poderosas como a Apple e, como tal, terá que garantir a quantidade de chips encomendada pelos seus clientes. Mas a produção nos Estados Unidos acaba por ser mais cara do que a realizada noutros locais, como em Taiwan.

Em termos concretos, estima-se que os nós N4 e N5 da TSMC possam ficar entre 20% a 30% mais caros do que em Taiwan. Além disso, este aumento também deverá significar um incremento no preço final dos produtos que chegam aos consumidores.

Se formos até ao Japão, vemos que estes valores são mais baixos, onde as fábricas cobram apenas um valor adicional entre 10% a 15% em relação às instalações taiwanesas. Mas se este valor cobrado na região japonesa já está a ser aceite pelas marcas, os preços nos EUA ainda continuam a ser negociados. Ao mesmo tempo vemos que marcas como a AMD começam a aproximar-se da fabricante rival Samsung Foundry, nomeadamente para a produção dos seus chips de 4 nm.

Exit mobile version