Pplware

PlayStation 5: consola terá performance 4x superior à da Sony PS4

O mundo dos jogos vive já em antecipação para 2020. Ano em que finalmente ficaremos a conhecer não só a PlayStation 5, mas também a Xbox Scarlett. Entretanto, já sabemos que a próxima consola da Sony terá uma performance até 4x superior à da atual geração, a venerável PS4.

Com efeito, temos agora os primeiros benchmarks que sugerem um desempenho admirável!


Esta audaz ilação foi retirada a partir da publicação do utilizador APISAK no seu perfil de Twitter. Aí, o mesmo publicou aquilo que se acredita serem os primeiros testes de benchmark do processador utilizado na consola PlayStation 5. Como tal, temos assim um primeiro vislumbre à sua capacidade bruta de processamento.

Gonzalo, o nome de código do CPU na PlayStation 5

De acordo com o seu testemunho, teremos uma incrível performance face à atual PS4. Aliás, ao comparar as métricas podemos ver o quádruplo dos pontos nos resultados do Gonzalo. Note-se, antes de tudo, que este aparenta ser o nome de código atribuído à consola de próxima geração, ou mais concretamente, ao seu CPU.

Mais concretamente, temos cerca de 5000 pontos para a PS4, ao passo que o Gonzalo obteve mais de 20000 pontos. Uma diferença de 4x entre os valores declarados para ambos os processadores testados no benchmark citado. Note-se, contudo, que o teste exato não foi revelado pela fonte em questão.

 

 

Ao longo da conversa, através do Twitter, o utilizador clarifica que a PlayStation 5 utiliza um CPU da AMD, neste caso, o Gonzalo. Apontamos ainda a referência a um teste de benchmark padrão, aproveitando ainda para apontar o hábito de testar as consolas em várias plataformas como a 3DMark antes do lançamento.

 

 

Entretanto, a conversa atraiu as atenções de vários entusiastas da área. Aliás, além do debate em torno da PS4 e da PlayStation 5, também a próxima Xbox foi referida. Neste caso, um dos utilizadores do Twitter questiona-se sobre a possibilidade da Scarlett utilizar uma versão modificada do Windows 10.

 

Retomando a PlayStation 5 como tónica, não há qualquer precedente para a utilização do nome de código Gonzalo. Assim, temos apenas uma fonte, o utilizador APISAK, a utilizar esta terminologia. Por esse motivo, não podemos garantir a veracidade das suas declarações, ainda que já tenha sido sugerido um CPU AMD.

Um desempenho até 4x superior face à PS4

Sabemos, de antemão, que a próxima consola da Sony utilizará um processador da AMD. Agora, podemos estar perante a confirmação do seu nome de código, mas ainda sem certezas. Esta publicação pode ser apenas uma chamada de atenção ou, por outro lado, pode ser realmente uma fonte próxima do assunto.

Já com um pouco de investigação, vemos que este utilizador do Twitter dedica grande parte do seu tempo à divulgação de novos processadores. Desse modo, é com alguma naturalidade que se torna no primeiro a detetar a submissão de um novo CPU ao analisar as referências constantes nos resultados de benchmarks.

Assim, através do cruzamento de vários dados, o utilizador ter-se-á deparado com um novo CPU da AMD a ser testado. Em seguida, após confrontar as velocidades de clock e outros (escassos) indicadores, o mesmo terá chegado à conclusão que este é o processador da PlayStation 5. Para já, é a única fonte deste tipo.

O que já sabemos sobre a Sony PlayStation 5?

De forma gradual, a Sony tem dado algumas pistas sobre a consola de próxima geração. Ao propósito, já há vários meses que demos a conhecer as suas principais especificações técnicas. Estas contarão com um novo processador da AMD com até 8 núcleos de processamento e uma gráfica (GPU) Radeon Navi.

Por sua vez, o armazenamento ficará a cargo de discos em estado sólido (SSD), pelo que o tempo de carregamento dos jogos será drasticamente encurtado. Com tempos de leitura e escrita em disco muito reduzidos, mesmo que ausente da E3 2019, a PlayStation 5 estava presente na mente coletiva.

Em seguida e ao nível da resolução máxima contamos com o padrão 4K (Ultra-HD), até 120 Hz. Ora, algo que pode até estimular o mercado dos televisores inteligentes, além de a PlayStation 5 ser compatível com jogos gravados (saves) de consolas anteriores como a PS4.

Agora, resta-nos aguardar por novembro de 2020. Esta é a data que tem sido avançada como provável para o lançamento da PlayStation 5 e, entretanto, teremos várias fugas de informação. Note-se ainda que também a Xbox Scarlett deverá ser anunciada por volta da mesma época.

Qual a consola de próxima geração que mais curiosidade lhe tem despertado?

 

Exit mobile version