Além da retro compatibilidade e da possibilidade de usufruir do mesmo jogo em várias plataformas, a Microsoft tem outros planos, ambiciosos, para a sua próxima consola. Apelidada de Xbox Scarlett (nome de código), a ênfase será colocada em mais do que apenas “gráficos bonitos”, numa alfinetada clara à PS5 da Sony.
A prioridade da próxima Xbox será a elevada taxa de frames, bem como os rápidos tempos de carregamento.
De acordo com uma entrevista exclusiva, dada por Phill Spencer à publicação Gamespot, o executivo deu a entender que nessa consola estarão depositadas grandes esperanças. Com efeito, a pouco e pouco vamos ficando a conhecer os contornos e caraterísticas da próxima Xbox Scarlett, a chegar no final de 2020.
Os planos da Microsoft para a Xbox Scarlett
O responsável máximo pela próxima consola da Microsoft, Phill Spencer, partilhou vários detalhes sobre a mesma. Entre estes, deu a saber que a Xbox Scarlett será até 4 vezes mais poderosa do que a Xbox One X. Um excelente ponto de partida para a entrevista, em que a tónica foi colocada no “poder”.
Assim sendo, um dos trunfos da Xbox Scarlett será o tempo de carregamento, o loading dos jogos. Algo que será encurtado radicalmente com a próxima rival da PS5. Além disso, a máquina destacar-se-á pelos frames por segundo, ou fluidez de apresentação de conteúdos / frequência de atualização do ecrã.
Ao mesmo tempo, Spencer reafirmou o compromisso em garantir a retro-compatibilidade da consola. Isto é, os jogadores poderão usufruir dos seus atuais títulos na consola de próxima geração. Aliás, neste momento já sabemos que esta política abrangerá gerações mais antigas da consola da Microsoft.
Este ponto, a retro compatibilidade, seria reafirmado mais do que uma vez por Spencer. De acordo com o mesmo, este quesito teve um papel pivotal no design e desenvolvimento de toda a consola. Para a Microsoft, é importante que a experiência de jogo seja contínua e isto passa por garantir o suporte das gerações anteriores.
Poder de processamento e escolha face à rival, a PS5 da Sony
Assegurámo-nos que todas as quatro gerações de conteúdo. Portanto, os jogos da Xbox original vão correr na próxima consola. O mesmo pode ser dito dos jogos antigos que atualmente podem usufruir da Xbox One. Aliás, aplicando-se a mesma lógica a todos os jogos até agora lançados das várias gerações. Todos vão correr na próxima plataforma e isso é muito importante para nós, afirmou Spencer.
Mais ainda, numa estratégia que é um pouco nova para a Microsoft, a consola irá respeitar a compatibilidade dos controladores que já tenham. Spencer aponta ainda que os atuais investimentos em controladores personalizados serão tidos em conta, por conseguinte, poderão ser utilizados na Scarlett.
Phill Spencer deu várias pistas e várias dicas para conquistar os jogadores. Neste ponto, ao valorizar o investimento feito por estes até agora. Por outras palavras, colocando a tónica na comunidade de jogadores que a Microsoft tem vindo a construir, um dos seus maiores trunfos face à PS5 da Sony.
Em síntese, a Microsoft garante que a experiência de atualização de consola será isenta de problemas. Algo que começa a estar nas mentes dos jogadores. Aqui sobretudo à medida que se aproxima também a data de chegada da PS5. Algo que, de acordo com a Sony, deverá ocorrer durante a quadra festiva (Natal) de 2020.
Até ao momento acredita-se que também a Scarlett chegue nessa mesma altura. Resta agora saber qual das duas consolas dominará o mercado!
Leia mais…