Pplware

Jogadores gastam muito mais nos smartphones do que em consolas e PCs

Quando o assunto são os jogos eletrónicos, já não vale a pena falar-se apenas de computadores ou até de consolas. Os telefones têm vindo a ganhar um terreno muito importante no que respeita ao equipamento usado para as aventuras gaming, e parece também que tem sido uma das primeiras opções dos gamers.

E de acordo com uma recente pesquisa, parece que atualmente os jogadores gastam muito mais dinheiro nos smartphones, do que nas consolas e nos PCs.


Pesquisa diz que a maioria gasta mais nos smartphones

Bem sabemos que os smartphones há muito que deixaram de ser apenas para telefonar ou mandar mensagens. As apps oferecem uma variedade de opções que podemos ter e aceder de imediato nos nossos dispositivos, e certamente que no seu equipamento tem também pelo menos algum jogo instalado. Os telefones são cada vez mais a opção para jogar, assim como para os programadores desenvolverem os seus títulos. E um recente estudo mostra isso mesmo.

De acordo com o último relatório divulgado pelo International Data Corporation (IDC), o mercado de jogos para smartphones cresceu de forma constante e coesa nos últimos dois anos. E muito deste aumento foi impulsionado pela pandemia da COVID-19, uma vez que as pessoas, estando confinadas nas suas casas, procuraram atividades de lazer.

Segundo os detalhes da pesquisa, no geral, os jogos para os sistemas operativos móveis Android e iOS representam 61% do mercado global de videojogos. Os jogos para estes dispositivos têm revelado uma enorme expansão, com cada vez mais gastos por parte dos jogadores. Na pandemia, por exemplo, os jogadores nunca haviam gasto tanto em jogos para smartphones.

Como tal, para este ano de 2022, a IDC estima que os jogos para telefones possam render cerca de 136 mil milhões de dólares (~127 mil milhões de euros), sendo que durante o primeiro trimestre deste ano, os jogadores de smartphone gastaram 1,6 mil milhões de dólares por semana (~1,5 mil milhões de euros). Mas, claro, estes valores não conseguem ainda superar o mercado dos computadores e das consolas, os quais apresentam lucros estimados de 42 mil milhões de dólares (~40 mil milhões de euros) e 40 mil milhões de dólares (~37 mil milhões de euros), respetivamente.

Por outro lado, a empresa de pesquisa também espera que haja um aumento nas vendas das consolas da Microsoft e da Sony, assim que se resolvam os problemas de produção da PlayStation 5 e Xbox Series X. Desta forma, no total, estima-se que a indústria dos jogos eletrónicos valha 222 mil milhões de dólares (~207 mil milhões de euros) em 2022.

Em novembro de 2019, antes do boom da pandemia, questionámos os leitores sobre qual seria o melhor equipamento para jogar. A maioria respondeu Desktop (53%), seguido da Consola (35%), Computador Portátil (7%), Smartphone (2%) e Tablet (1%). Assim, iremos em breve realizar novamente esta questão, numa era ‘pós-COVID-19″, de forma a perceber as eventuais alterações destes resultados.

Exit mobile version