Agora que já conhecemos a premissa, os traços gerais, bem como o preço do serviço de streaming de jogos apelidado de Google Stadia, restam ainda algumas dúvidas. Contudo, nenhuma delas era tão pungente como o esclarecimento, agora previsto nas FAQ, do pior cenário possível para qualquer utilizador e/ou jogador.
E se um determinado estúdio, ou editora, abandonar a plataforma? Fico sem todos os jogos?
A possibilidade, já contemplada nas questões mais frequentes (FAQs), prevê um dos piores cenários. Isto é, a possibilidade de um estúdio, ou editora, abandonar a plataforma e interromper o suporte a determinado título até então disponível. Imagine, por exemplo, que aderiu ao serviço exatamente por causa desse exato jogo.
O pior cenário possível para um utilizador do Google Stadia
Felizmente, a empresa afirma que mesmo nessa situação o jogo continuará disponível. Ainda que possa não receber novos conteúdos ou suporte oficial, poderá continuar a tirar proveito do mesmo. Assim sendo, para todos os que compraram a licença para fazer o streaming desse conteúdo, o mesmo continuará disponível.
Ainda de acordo com a página de suporte da Google, este cenário já está totalmente precavido. Assim, mesmo que as demais parceiras do Google Stadia se retraiam do serviço de streaming de jogos, estes continuarão lá para o utilizador. Desse modo, a parte mais fraca, o consumidor, vê os seus interesses protegidos.
Google updates Stadia FAQ with multiplayer, ordering details – 9to5Google https://t.co/GC56dU3wOC @GoogleStadia #gaming pic.twitter.com/xfTvGf9c9T
— Aaron Saunders (@aaronksaunders) July 9, 2019
Assim que comprar o jogo, adquire o direito de o jogar. Futuramente, é possível que alguns jogos não estejam disponíveis para novas aquisições. No entanto, os jogadores existentes continuarão a poder tirar proveito do mesmo, pode ler-se nas FAQs do Stadia.
Precavendo circunstâncias imprevisíveis, o Google Stadia tudo fará para manter títulos previamente adquiridos, disponíveis para streaming, lê-se também na mesma página.
O streaming dos jogos como conceito sem provas dadas
É uma premissa de fácil compreensão. Mesmo que uma determinada editora, ou estúdio, decida cessar a sua relação com a plataforma, o consumidor não sairá prejudicado. Desse modo, o Google Stadia afirma garantir os direitos dos seus utilizadores, neste caso, ao continuarem a poder utilizar as suas licenças.
Ao propósito, apesar de poder parecer um cenário rebuscado, o mesmo não é de todo impossível. Veja-se que, neste momento, todo o modelo de negócios da plataforma não tem nenhuma prova dada no mercado. Isto é, o seu sucesso é uma perfeita incógnita, sem qualquer precedente que possa apaziguar as entidades parceiras.
Isto é o mesmo que dizer, há um risco latente em investir neste serviço de streaming de jogos. Afinal de contas, não temos nenhum exemplo comparável que nos possa assegurar do seu sucesso, ou rentabilidade. Há, sim, uma das maiores empresas do mundo a assegurar a sua manutenção e boa gestão, mas pouco mais.
A Google honrará o seu compromisso com os utilizadores
Perante este status quo, é provável que uma determinada editora esteja disposta a testar o Stadia. No entanto, a mesma pode decidir que tal modelo de negócios não é rentável. Ou que não se identifica com aquele modelo de negócios. Enfim, um número imenso de razões que a podem fazer desistir do serviço de streaming.
O cloud gaming não tem provas dadas de sucesso. Perante isto, não é de todo impossível que uma determinada entidade procure novas parcerias, longe do Google Stadia. Nesse caso, os jogadores poderiam perder o acesso aos jogos cujas licenças haviam comprado. Ora, isto poria em cheque toda a credibilidade da plataforma.
Don't miss out on your chance to become a Stadia Founder and experience an all-new way to play! Pre-order now before it's too late → https://t.co/MBZvwsuoFm pic.twitter.com/7sKXlkXz0F
— Stadia (@GoogleStadia) June 18, 2019
Ao propósito, apontamos também que o Google Stadia tem um plano Pro. Nesta modalidade temos o acesso a jogos gratuitos, além das licenças adquiridas especificamente pelos utilizadores. Ora, caso uma das entidades responsáveis por determinado jogo se retraísse da plataforma, os jogadores poderiam perder acesso ao mesmo.
Seria a cessação de um direito legitimamente adquirido, com a parte prejudicada a ser o consumidor. Assim sendo, vemos a necessidade de tal ser evitado pela plataforma. Portanto, com o Stadia a ser um serviço de cloud gaming, com o streaming do conteúdo para o hardware do jogador, subsistem várias dúvidas.
Entre elas, a que mais assolava os jogadores e potenciais consumidores, era exatamente esta. Se tudo correr pelo pior, as licenças que o mesmo adquiriu, serão inúteis? A resposta é um firme não. Mesmo que a figura responsável pelo título abandone o Google Stadia, o conteúdo continuará disponível para o consumir.
Planeia aderir a este serviço de streaming de jogos, logo que possível?