Os ecos das manifestações que se espalham um pouco por todo o Mundo em contestação contra a morte de George Floyd, estão a ter um forte impacto em muitos aspetos da nossa sociedade.
Primeiro foi a Sony a adiar o seu evento online “The Future of Gaming” e agora é a Activision a adiar as datas de lançamentos de novos conteúdos para Call of Duty, mas muitas mais marcas já se pronunciaram.
Toda a situação gerada pelos trágicos eventos ocorridos no passado dia 25 de maio deste ano em Minneapolis (Estados Unidos da América), que culminaram com a morte de George Floyd, está a criar uma forte onda de consternação e indignação em redor do planeta.
E o mundo dos videojogos também não fica impávido e são várias as mensagens de solidariedade e de condenação. Sentimentos como o Racismo, Xenofobia ou Abuso de Autoridade não têm lugar nos videojogos como podem ver pelas mensagens que têm vindo a ser publicadas.
E as ações das empresas do mundo dos videojogos não se ficam pelas palavras. Conforme podem ver no seguinte Tweet, a Activision, por exemplo, adiou o lançamento de vários conteúdos para Call of Duty:
— Call of Duty (@CallofDuty) June 2, 2020
Mundo dos videojogos indignado
No entanto, toda a situação encontra-se a gerar muito mais reações de vários quadrantes da economia dos videojogos. Tal como pudemos ver aqui, a Sony chegou à conclusão de que não estavam reunidas as condições para a concretização do seu evento “The Future of Gaming”.
Dessa forma, o evento online em que seriam anunciados os jogos a caminho da Playstation foi adiado, sem data marcada.
São várias as mensagens de apoio e indignação em redor deste tema e a própria Microsoft lançou alguns Tweets mostrando o estado emocional da companhia acerca destes acontecimentos, através de comentários dos seus trabalhadores.
At this time, we will be using our platform to amplify voices from the Black and African American community at Microsoft. pic.twitter.com/htA0ukTDPH
— Microsoft (@Microsoft) June 2, 2020
Também a Ubisoft (Assassin’s Creed) já se pronunciou. Através de publicação no seu Twitter deixou uma nota de condenação veemente.
We stand in solidarity with Black team members, players, and the Black community. We are making a $100,000 contribution to the NAACP and Black Lives Matter and encourage those who are able to, to donate. #BlackLivesMatter pic.twitter.com/KpHZCF6VWx
— Ubisoft (@Ubisoft) June 2, 2020
A Electronic Arts também não deixou passar esta situação em branco e publicou o seguinte Tweet:
An official statement from EA SPORTS pic.twitter.com/MKdgJjvKJB
— Madden NFL 20 (@EAMaddenNFL) May 31, 2020
Num momento como este, consegue-se sentir que o Mundo dos Videojogos encontra-se unido e indignado com os recentes acontecimentos de Minneapolis. Ao final de contas todos temos de fazer a nossa parte para combater a desigualdade, a intolerância, a xenofobia, o racismo, a prepotência, o abuso de autoridade…