Xmarks pode não fechar as portas
O destino do Xmarks estava traçado quando em finais de Setembro deste ano. Seria mantido em funcionamento até ao início do ano de 2011 e depois morreria! Esta realidade foi anunciada devido às novas capacidades de sincronização de favoritos que os browsers começavam a trazer o modelo de negócio em que se baseava tinha deixado de fazer sentido. Apelavam a empresas que estivessem vontade de investir neles e criar um serviço premium que estavam disponíveis para conversar.
Pois parece que a meio do tempo dado e depois de quase toda a esperança ter desaparecido surgiu uma empresa com vontade de pegar no Xmarks e trazê-lo de volta às suas capacidades.
Este anúncio foi feito na passada quinta-feira no blog do Xmarks por James Joaquin, CEO da empresa. Segundo o que está publicado, existe uma empresa com vontade de comprar o Xmarks e que está empenhada a 100% em manter o serviço a funcionar.
Foi também anunciado que o serviço evoluirá para um modelo diferente do actual. Passará a haver dois tipos de serviço. O gratuito, e que será idêntico ao que actualmente existe, e um serviço premium que será apresentado mais tarde, mas que terá um custo associado.
O nome da empresa que vai comprar o Xmarks e todas as características que vão surgir serão apresentadas quando houver um firme entendimento e uma certeza da aquisição do Xmarks.
Em Setembro, depois do anúncio do fim do Xmarks, houve uma campanha de recolha de fundos por todos os utilizadores deste serviço, por forma a mantê-lo a funcionar. Agora, todos aqueles que fizeram um donativo vão ter acesso directo ao serviço premium, como forma de agradecimento e para que não seja realizada a devolução do dinheiro.
Esta é uma excelente notícia para todos os que usam este serviço e que tinham já começado a procurar alternativas para ter disponíveis todas as funcionalidades que o Xmarks dava aos seus utilizadores.
Mas não deixa de ficar um pensamento no ar. Que novo modelo e serviços podem ser oferecidos pelos novos donos do Xmarks? Os browsers estão a evoluir no sentido de providenciarem o mesmo serviço de sincronismo que o Xmarks dava.
Não será esta notícia e esta compra apenas o prolongamento de uma lenta agonia que esta ferramenta tem vindo a sofrer desde que as companhias que desenvolvem os browsers viram a potencialidade que ela e o seu conceito tinham?
Artigos relacionados:
Homepage: Xmarks
Este artigo tem mais de um ano
Uma boa notícia. Aqui há tempos criaram uma app, Xmarks, para iPhone/iPad que sincroniza os favoritos que se tenha nos browsers de computador. Essa app é um browser que permite navegar pelos links importados para o iPhone/iPad atravės dessa sincronizaçāo. Ė bastante útil.
“Mas não deixa de ficar um pensamento no ar. Que novo modelo e serviços podem ser oferecidos pelos novos donos do Xmarks?”
Mesmo…´
Qt a esta noticia ser o “prolongamento de uma lenta agonia”, n iria por ai, se n vejamos, eles qd viram que n tinham mercado foram os primeiros a admitir q iriam fechar, n vejo o pq de estar a criar noticias deste género.
E uma coisa é certa, pode n ter sido a primeira empresa com tal serviço, mas foi a primeira q me ofereceu a possibilidade de sincronizar favoritos e passwords, e apesar de os browsers como FF e Chrome agora fazerem-no, ninguém lhes tira o mérito.
Só sei que comecei a usar o Firefox sync (uma das alternativas recomendadas ao xmarks) e não me inspirou confiança. Falhava várias vezes a sincronizar, tinha imensas queixas no feedback e vários diziam para fazer backup dos bookmarks antes de o usar e também não é cross-browser.
Mas a funcionalidade que me fez mais falta é a possibilidade de fazer login online na pagina do xmarks e ter um acesso via web aos meus bookmarks actualizados. Uso isto varias vezes quando estou em casa de amigos. Sei que posso gravar os bookmarks em html e upar para a net, mas não é a mesma coisa, nem terá actualizações frequentes.
Por isso acho fantástico que o xmarks continue, mesmo apesar de não sincronizar as tabs abertas quando estão mais de 200.
Mais de 200 tabs abertas O.o [Isso é de homem] mas talvez quisesses dizer 20 (penso eu).
No caso do Chrome os nossos favoritos ficam alojados no Google Docs por isso podem ser consultados. Já no caso do firefox realmente é pior :\
Neste momento tenho 225 tabs (muitos assuntos pendentes). Mas a partir das 200 o firefox fica quase inutilizavel no XP com 2Gb de RAM e crasha todos os dias. Portanto de tempos a tempos guardo as open tabs para os bookmarks e começo de novo.
Podes usar o BarTab, que faz unload às tabs que não estão em utilização, fazendo-te poupar muita RAM
LOL
Já utilizo o xmarks à algum tempo.. ele também é útil não só para sincronizar os meus marcadores, entre os 3 browsers que utilizo (Firefox, Chrome e Opera) mas também para adicionar, às pesquisar do google o “rating” dos utilizadores, de 0 a 5 e assim já fico a saber em que link irei clicar primeiro, depois de fazer a minha pesquisa.
São boas notícias pois é de facto uma extensão muito útil.
Ainda assim, como passei a usar o Chrome, e na versão que tenho (9.0.570.1 dev) é possível sincronizar passwords com a conta Google, deixa de fazer sentido recorrer a extensões.
Dificilmente regressarei do Chrome para o Firefox apesar de continuar a recomendá-lo… a menos que o FF se apresentasse com muitas vantagens fora de série numa próxima versão!!
Infelizmente essas vantagens fora de serie não serão na versão 4 (2011)… :S
…pois!
Gostei bastante de saber desta noticia.
uso bastante esta aplicação e sinceramente está muito bem conseguida.
uso entre trabalho e casa sempre esta aplicação e nao falha.
Boas !!!
Ainda bem que não estou mais preso a UM navegador, embora os sincronizadores do Google e Firefox não sejam tão bons como Xmarks
Espero que continue, pois sempre usei o xmarks, desde o tempo que era outro nome, que agora não me recordo.
Fica, fica, fica…
ex-Foxmarks
Foxmarks
Espero que o serviço continue 🙂
É o melhor
Também sou usuário do xmarks desde quando se chamava foxmarks e estou muito contente com este serviço.
Espero que após esse processo de venda e compra os novos donos não se esqueçam dos usuários gratuitos. Espero que eles não comecem a impor limitações no serviço fazendo com que nós usuários sejamos forçados a buscar alternativas que convenhamos, não são tão boas.
Uso desde o FoxMarks, realmente este serviço é fantástico.
Gostaria que não acabasse, mto melhor que o Sync da Mozilla.
Realmente fenomenal.
Torçamos para que contunue.
Esta notícia já é um pouco velha. Acompanhei os primeiros posts sobre irem fechar com muita pena…
Mas esperemos que a nova empresa que vai tomar conta desta aplicação não a deite a perder!
Já uso há vários anos e não quero deixar de usar. É muito importante tê-lo em pleno funcionamento.