Desde que foi comprado pelo Facebook, em 2014, que a incerteza sobre o pagamento para usar o WhatsApp existe. Se inicialmente o serviço era (supostamente) pago, o Facebook tornou-o gratuito, mas com a possibilidade deste modelo ser alterado.
A presença de publicidade era cada vez mais uma certeza e agora foi finalmente confirmada pelo próprio Facebook. O WhatsApp vai mesmo passar a apresentar publicidade aos utilizadores.
Apesar de ser uma das redes de comunicações mais usadas na Internet, com todos os problemas inerentes que temos visto surgir, o WhatsApp tem conseguido manter-se gratuito e livre de publicidade. Este modelo apesar de muito interessante para os utilizadores, é contrário à ideologia do Facebook, como se tem visto nos seus restantes serviços.
Por essa razão era cada vez mais certo que a publicidade iria em breve passar a ser uma presença garantida no WhatsApp, principalmente como forma de monetizar este serviço e para que as empresas possam alcançar os utilizadores.
A confirmação surgiu agora pelas palavras de Chris Daniels, o vice-presidente do Facebook, que numa entrevista admitiu finalmente ser este o caminho a seguir pelo WhatsApp.
Segundo Chris Daniels, a publicidade no WhatsApp deverá chegar em breve e será apresentada no separador Estados, podendo depois evoluir para outros locais, como tem acontecido no Facebook Messenger.
As mudanças que Mark Zuckerberg e o Facebook têm desejado aplicar no WhatsApp levaram à saída dos 2 fundadores do WhatsApp. Jan Koum, um dos fundadores do WhatsApp saiu no início deste ano por discordar das alterações da privacidade necessárias para implementar esta publicidade.
Esta é uma alteração que irá afetar todos os utilizadores do WhatsApp, mas que parece ser necessária para manter o serviço gratuito e com os níveis de qualidade que temos. O seu sucesso dependerá apenas da forma como a publicidade for implementada.