O prazo para validar as suas faturas para deduções à coleta termina já amanhã, dia 28 de fevereiro, sexta-feira. Uma das formas mais rápidas para validar é usando esta app. Saiba porquê!
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) disponibiliza uma app que permite aos contribuintes proceder ao registo e validação imediato de faturas ou consultar as deduções acumuladas. A app chama-se e-fatura e está disponível para Android e iOS.
Através da app todo o processo é mais intuitivo e até é possível validar faturas em massa (aqui poupa-se muito tempo). A app permite-nos também, a qualquer altura, saber o número de faturas pendentes e as deduções provisórias em IRS.
Como validar as suas faturas no smartphone com a app do fisco?
Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas.
Ao carregar em Classificar Faturas pode indicar se a fatura é relativa ao âmbito da atividade profissional e depois indicar qual a atividade de despesa ou simplesmente indicar a atividade de despesa.
Ao contrário do que é normal, com a app e-fatura é mais fácil trabalhar no smartphone do que no PC. Instalem e não se esqueçam de validar todas as faturas.
De relembrar que o prazo para verificação e comunicação de faturas, para efeitos do IRS de 2024, foi prorrogado por três dias, podendo os contribuintes proceder à validação das respetivas faturas até ao final do dia 28 de fevereiro (amanhã).
Tal mudança deveu-se ao elevado número de acessos ao e-Fatura do Portal das Finanças, que se registou ao longo dos últimos dias, em virtude do fim do prazo legal para a verificação e validação de faturas, provocou constrangimentos e limitações pontuais de acesso.