Twitter – micro-blogging ao poder!
Há uns dias falei-vos do Last.fm, hoje apresento-vos o Twitter, uma grande rede social de micro-blogging, muito em voga nos dias que correm. O Twitter surgiu como pioneiro nesta área e rapidamente surgiram serviços similares como o Pownce ou o Jaiku (comprado pelo Google). Vejam aqui as potencialidades deste serviço.
Muitos perguntam: "micro-blogging?" Um micro-blog é uma espécie de blog, que todos conhecem com certeza, mas numa escala muito mais pequena. No Twitter, as características são as seguintes:
- Cada post é limitado a 140 caracteres.
- O conteúdo diz respeito ao que cada um está a fazer nesse preciso momento.
- Pode-se postar através do site, por SMS, IM, e-mail.
- Cada utilizador tem a sua lista de followers e followings, ou seja, quem nos segue e quem seguimos.
- Existem feeds de RSS dos micro-posts de qualquer utilizador.
- Uma vasta colecção de aplicações, scripts, widgets que permitem, por exemplo, que o utilizador mostre as suas actializações no seu site, blog WordPress, Blogger, etc.
Como utilizar o Twitter:
Há uns meses fui a uma conferência sobre a Web 2.0, dada por uma empresa portuguesa ligada aos serviços web. Foram esses senhores que nos falaram acerca de inúmeros serviços web 2.0 como este, destacando a sua crescente importância na comunicação entre os empregados, que cada vez mais se encontram espalhados pelo mundo.Dirigindo-se para nós, estudantes ainda em formação, disseram: "Não queremos o vosso currículo. Mostrem-nos o vosso MySpace, o vosso Twitter, o vosso blog."
É esta a tendência da web, não uma web isolada, mas uma web que interliga e interage todos os seus utilizadores. Confesso que sou uma amante destes serviços 🙂
Homepage: Twitter Wiki (apps, scripts, etc.): Twitter Fan Wiki
Este artigo tem mais de um ano
Impecavel, mais uma cena tipo hi5 e companhia.
http://ultimasdofutebol.blogspot.com
Isto tornava-se engraçado para a minha mãe por a conversa em dia com as vizinhas sem sair de casa….
mesmo para quem não tem nada para fazer lol
É inegável a importância que este tipo de serviços tem vindo ganhar. No entanto, e numa era onde a luta pela privacidade, em que pessoas se revoltam porque se coloca câmaras de vigilância ou se fazem escutas telefónicas, estar constantemente a colocar na net tudo o que fazemos, tudo o que temos, parece-me um bocado contraditório…
————————————
http://www.revolucaodigital.net
Twitter, Facebook, My space, Live Spaces, Flicker, hi5, last.fm, Shozu, Linkedin, Stumble, Friendfeed, digg it, del.icio.us, Google open social, Google Android, Webkit, Mobile 2.0, AJAX, HMLHTTPREQUEST, ODP, Netvibes, Webwag, Klipfolio, Trillian, gadgets, widgets, web apps, mobile widgets,……
Um verdadeiro manacial de aplicações Web 2.0 / Mobile 2.0.
Good post!
v4sk0
Folow me : https://witter.com/ruimagalhaes
É a web 2.0 a ter um papel cada vez mais importante nos dias de hoje. E não acontece apenas a nível estritamente pessoal, às vezes é um negócio. Nos EUA, um jornalista está a vender a sua conta no twitter no ebay e já vai nos 1000 e tal USD. Quem comprar a conta fica a ser seguido por vários jornalistas e personalidades importantes.
link: http://cgi.ebay.com/Sponsor-My-Twitter-Profile_W0QQitemZ130226246129QQihZ003QQcategoryZ102333QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
@ Sepas
LOOOOL
É algo que nunca usaria na minha vida, um desperdício de tempo, e convite ao egocentrismo na minha modesta opinião.
Never the less, Excelente post!
Tem outro site de microblogging, para quem não conhece é o Plurk
http://www.plurk.com/
Desperdício de tempo ou não, é viciante.
a primeira vez que vi este serviço à uns tempos, achei a coisa mais estúpida que alguma vez vi, as pessoas andarem na rua com a cabeça enfiada no telemóvel mais preocupadas em dizer aos outros o que estão a fazer, imagine-se quando estão com o marido/namorado/a em casa… enfim achei estúpido…
MAS!
Ontem navegando pela web vi um site, e depois mais um, e depois mais um, todos com sistemas automáticos parecidos com RSS, deviam ser rss… mas melhorado, com este serviço. e os donos dos sites diziam em tempo real as suas descobertas, como se de um diário em directo se tratasse. vi em blogs de segurança e num de medicina e fiquei boqueaberto, e pensei, afinal, a vida de algumas pessoas não é assim tão inutil, vale mesmo a pena ter este serviço e atolar o servidor com mensagens de 5 em 5 minutos. é como diz aquele wisky, mudar de perspectiva 🙂
@Paulo Ribeiro
Exactamente! É essa mesma a importância destes serviços!
Uma espécie de diário em tempo real integrada no site ou blog pessoal 😀
@Rui Magalhães
Link errado, falta um “t” 🙂
EU uso!
Parabéns pelo post, reafirmo que vosso Blog e as redes Sociais vão dizer mais sobre vós do que o CV, ou seja, é benefico mas também encerra algum perigo porque o Big Brother vai aparecer.
http://www.twitter.com/jorgecunha
@Ana Narciso
Thanx! Aqui fica corrigido para “quem não tem nada que fazer”: https://twitter.com/ruimagalhaes
Excelente post, mas confesso que este serviço não me agrada nada. É mais cusquice que outra coisa…
Eu acho que isto é um exagero tão grande 😐 não chegava uma ou duas?
È que para além do exagero, é de uma inutilidade tão grande Quando associada ao vicio…
Eu não tenho nada disso! Tenho um site! htt://promatik.pt.tp e já me chega, e orgulho-me de ter PC ha 4 anos e “saber fazer muitas coisas”, porque eu vou a casa do meu primo mais novo, que tem PC há prai 3, e ele passa a vida no msn, hi5 e fotolog! Não sabe fazer mais Nada no PC!
Não gosto disso, e acho que só faz mal ao pessoal, em vez de aprender programação ou assim, fazer sites, design… não, passam a vida nisso.
@Toni Almeida
o tempo que se tem o pc normalmente não define a inteligência da pessoa nem a sua predisposição para aprender e melhorar conhecimentos etc.
muita gente que anda por aí, pensa que a net é “o messenger”
Eu tenho cá em casa um exemplo vivo do que é uma pessoas que fez tudo para crescer informáticamente. A minha mãe tem 50 anos e à pouco mais de um ano dei-lhe o meu pc antigo quando comprei o novo, um bom monitor TFT e instalei-lhe net com um bom antivirus. ela so usava o pc para bater texto e jogar joguinhos tipo mahjong.
Disse-lhe que sempre que tivesse uma dúvida, antes de me chamar, utilizasse o google, como eu fazia kdo era puto e não tinha para quem me virar e a net era a 56kbps.
1 ano e picos depois a minha mãe tem um blog, pesquiza na net, vai ao messenger falar com algumas pessoas da familia, mas pouco, usa a net para pesquizar coisas sobre astronomia e fisica que são paixões dela entre muitas outras coisas.
Ela agora sabe mais que muita gente, o mais importante é incentivar as pessoas a pesquizarem no mundo da net e não a irem a sites para falarem com estranhos como se a net fosse so e apenas isso. (ou reencaminhar mails sem lhes ensinar boas praticas anti-spam etc)
resumindo, se o teu primo mais novo só quer a net pra conhecer pessoas, provavelmente sem ajuda vai continuar nisso mtos anos. quem quer aprender alem da net, lê livros, revistas etc. quem nao quer, vai ao msn e senta-se a ver novelas das 9 da noite a 1 da manha. é assim no mundo todo. depende de cada um de nos.
ja agora parabens pelo teu site, demorei a dar com o endereço pk ta mal escrito mas tem la um flash todo xpto, bom design
porque é que tem de ver sempre tudo pelo lado negativo?
falta de privacidade, perda de tempo…tem de pensar mais alem..
eu por exemplo sigo a malta do digg/revision3, e ontem estavam a dar o relato em tempo directo do que se estava a passar nas conferencias da E3…
@DAVE a E3 axo k ta a ser transmitida em tempo real em qualquer lado
dessas milhares de redes sociais que temos por aí, a única que utlilizo é o last.fm, pois é muito interessante conhecer músicas novas etc. De resto acho tudo porcaria, inutilidade. Por mais que lutamos para ter uma internet mais segura e livre com privacidade, vem estes serviços que bisbilhotam a vida do usuario.
certo dia estava na casa de um amigo, quando ele entrou no orkut, cara voces precisavam ver, tinha um cara la, gerente de uma instituição financeira, lá ele postava toda sua vida. qualquer marginal poderia usar da engenharia social e causar serios danos a vida dele e de outros, pois estao todos interligados.
sinceramente, acho uma babaquice. (tolice)
o dinheiro (ou será o petróleo?) faz girar o mundo, embora prefira pensar que a Comunicação assume um papel fundamental, e basta haver falhas de comunicação para que surjam problemas!
sendo este mais um serviço ao dispor da “Comunicação”, óptimo.
o que me intrigou neste post foi a afirmação, “Não queremos o vosso currículo. Mostrem-nos o vosso MySpace, o vosso Twitter, o vosso blog.”
Não percebi bem o alcance desta afirmação! Se não tiver um MySpace (e não tenho) não arranjo emprego? Serei considerado analfabeto no que ao “internetês” diz respeito? Não terei capacidades (ou as exigências 2.0???) para gerir uma equipa e comunicar com ela eficazmente?
Cumprimentos ao ppl. Bom trabalho!
@Fabs
Foi apenas uma frase que o apresentador da conferência disse a todos nós. As empresas de TI estão a acompanhar a evolução da web, e como muitas vezes os empregados se encontram geograficamente distantes, as empresas incentivam o uso deste tipo de serviços.
A princípio achei um pouco exagerado… mas após toda a apresentação, fiquei maravilhada com o leque de possibilidades proporcionado por blogs, twitters, etc, já que permite que não só a equipa de trabalho de cada um, mas todo o mundo, acompanhe a evolução deste ou daquele projecto.
Quanto à privacidade, não têm razão de queixa. O Twitter pode ser limitado a um grupo restrito de amigos, de forma a que apenas eles possam ver as nossas acções.
Hoje em dia até o Hi5 pode ser limitado no acesso. Confesso que para mim, o Hi5 caiu em desuso… mas continuo a usar afincadamente o last.fm e blogger.
@ Toni Almeida
Sem ofensa, as tuas comparações são um bocado sem-sentido…
Afinal de contas só tenho 19 e portanto acompanhei toda a evolução de Hi5s e MSNs e não é por isso que sou uma ignorante! Caramba, além disso, tenho outros interesses, que me fizeram por isso, ingressar numa área da Eng. Informática.
A minha irmã tem 16, e passa a vida no hi5 e a conversar no MSN… e? Está na idade, embora eu a controle um pouco.
Acho que o mais importante é os pais e irmãos mais velhos terem consciência do que os mais novos fazem no computador, isso sim!
E Toni… nem toda a gente pode saber usar o computador como tu! Ou como qualquer um que se interesse verdadeiramente por eles… é por isso que existem outras áreas sem ser a Informática 😀
Se toda a gente soubesse tanto, ia tudo para a mesma área.
Como tal não acontece, continuamos a ter professores, médicos, gestores, cozinheiros, pintores, mecânicos, arquitectos, etc etc.
Espero que me tenhas percebido da melhor forma, e todos os que leram este post 🙂
Cumprimentos,
Ana
@ Paulo Ribeiro
Obrigado pelo elogio ao site 😉 e também parabéns por ter conseguido meter a sua mãe interessada em aprender e a aumentar a sua cultura com a Internet …
O que eu disse no meu comentário, foi o que pensei no momento, em que vi que estas comunidades online continuam a crescer… Eu também já tentei incentivar o meu primo, instalei-lhe alguns programas bons até, mas claro, como disse no seu comentario, nem toda a gente tem essa predisposição para aprender, o que eu não referi no que disse, é que o meu primo não é um excelente aluno, tendo até reprovado este ano no 9º, e para um aluno destes, se calhar saber um pouco mais de Internet, seria muito bom pois se nao houvesse mais nada, era sempre mais aquele ramo de conhecimentos que tinha, mas para quem passa horas no PC, em “Alt Tab” com o msn, hi5, fotolog, se calhar esta ascenção das comunidades online só vem prejudicar…
Mas pronto, eu não sou pai dele LOOL já tentei, mas a predisposição é que manda 🙂 e a internet é livre, cada um faz aquilo que quiser…
Mas hei-de aplicar o seu truque para incentivar a minha mãe também 😉 desde que descobriu o mahjong do vista, não fez mais nada LOOL
@Ana Narciso
Se calhar a mim é que perceberam mal LOOL
Eu não quero dizer, que seja mais inteligente, ou que toda a gente tenha de vir pro computador trabalhar com Photoshop, e com Flash e Dreamweaver como eu, isso atraiu-me, e comecei a aprender e trabalhar com isso… Mas há muitas outras áreas, cada um que explore aquilo que gostar…
O que eu quis dizer é que, pelo menos no meu conceito de utilidade, o facto de eu ter aprendido isso, foi bem mais gratificante do que se eu tivesse passado estes últimos 5 anos a falar no msn e a ver hi5’s.
Volto a referir, no meu conceito de utilidade, se isso é por eu ser mais ou menos inteligente ou apto para isso, não é isso que esta em causa…
O meu primo também não é ignorante, mas reprovou este ano, e como eu já disse, seria bom para ele se soubesse um pouco mais que msn hi5’s e fotologs…
Deste modo, volto a dizer que cada um é como é, a internet é livre, façam o que quiserem LOOL
@Toni Almeida
Concordo contigo!
“Leave the kids alone!” mas não em demasia, papás ao rubro é que tem de ser 🙂
Boa sorte na tua carreira de web-design, não disseste, mas aposto que as vais seguir. Pelo menos tens futuro 😛
Sim Ana Narciso 😉 acabei este ano o 12º e vou para um curso de Tecnologias da Produção Gráfica e Multimédia. Obrigado pelo elogio 😛
Considero o Twitter uma inutilidade e até estou proibido de criar uma conta:
http://www.admintec.net/2008/07/14/estou-proibido-de-criar-uma-conta-no-twitter/
Vejam o caso do blog Ponto Media. Bem que podia ser um Twitter, na óptica do micro-blogging. Ao invés, é um Blog de sucesso (reconhecido pelas principais marcas da blogsofera)!
Big Brother Is watching YOU!!
De facto é incrivel a falta de senso de algumas pessoas. Colocar toda a informação privada na net de forma voluntária e sem pensar nas consequências.
Depois venham chorar sobre a falta de privacidade quando os vosso patrões vos meterem camaras a vigiar ou o estado arranjar maneiras de vos controlar…
O Twitter é útil na medida em que tenhas contactos com coisas interessantes para dizer e que estes se interessem pelo que digas. O Twitter serve para partilhar muita coisa: sites interessantes, auto-promoção, abrir um debate. De facto, a partir de uma entrada, geram-se verdadeiras discussões e que era micro-blog torna-se fórum. O único senão do Twitter é que agora que já ultrapassou a barreira dos milhões de usuários e já começou a ter problemas e, de vez em quando entra em colapso.
eu já lá ando.. se me quiserem “seguir” é só adicionar: ruipedroj