Twitter comprou o arquivo do TwitPic para o manter acessível
O Twitpic tem estado envolvido em polémica e em problemas desde que o Twitter resolveu fechar este serviço. Com a promessa de um processo em tribunal caso não fechassem, os seus criadores resolveram ceder e anunciaram o seu fim.
Com uma vertente de partilha de imagens criada para ser usada no Twitter, este serviço prosperou até ao verão deste ano, altura em que foi tomada a decisão de o desligar.
Mas depois de várias reviravoltas, o Twitter resolveu agora comprar o domínio do Twitpic e vai mantê-lo a funcionar durante mais algum tempo.
Este serviço de partilha de imagens para o Twitter foi dos primeiros a surgir e é, provavelmente, de todos os que existem, o mais conhecido e o mais usado.
Mas a procura do Twitter em eliminar toda a concorrência possível, e que faz uso dos seus serviços, levou a que o Twitpic fosse colocado numa posição em que era inevitável o seu fecho.
A possibilidade de um processo em tribunal movido pela Twitter contra o Twitpic levou a que os seus criadores começassem a ponderar o seu fecho, caso não encontrassem um comprador que pudesse renovar o serviço e que o conseguisse levar para outros rumos, sem que iso chocasse com as intensões do Twitter.
Para além de pretender manter o Twitpic a funcionar, havia ainda a necessidade de garantir o acesso aos dados que os utilizadores tinham já no serviço e que não poderiam ser eliminados de um momento para o outro.
Esse comprador chegou a existir, sem que se tenha sabido quem era, mas acabou por retirar a sua oferta e o Twitpic estava condenado a desaparecer.
Mas a última jogada do Twitter chegou agora e conseguiu garantir que o Twitpic se mantenha activo por mais algum tempo, sem que no entanto o serviço mantenha a mesma utilização.
A compra do domínio e a garantia de que o Twitpic se vai manter em funcionamento foi o suficiente para que os seus criadores tivessem passado para as mãos do Twitter o seu serviço.
Com o Twitter agora a gerir o Twitpic os utilizadores vêm a sua utilização limitada. Por agora apenas será possível aceder ao Twitpic e eliminar imagens que lá estejam, eliminar contas ou exportar dados.
Não vai ser possível adicionar novas contas ou novas imagens ao Twitpic, tendo inclusive sido removidas as aplicações das stores do iOS e do Android.
Com esta jogada o Twitter consegue garantir que o Twitpic fica funcional durante mais algum tempo, sem que isso implique que os milhares de referências para as imagens ali alojadas se perca.
É muito improvável que o Twitter venha a fazer crescer o Twitpic ou que o promova dentro dos seus serviços. A compra não incluiu a componente de serviço que o Twitpic fornecia e ao mesmo tempo este é um serviço que o Twitter já disponibiliza dentro dos seus serviços.
Não é uma solução que tenha agradado aos criadores do Twitpic, mas foi a única forma de manter o seu serviço funcional.
É uma perda de vulto, de um dos maiores serviços que existiam no universo Twitter e que durante muitos anos conseguiu prestar uma funcionalidade que não existia.
Este artigo tem mais de um ano
O criador do twitpic também foi o criador do heello.
O heello era semelhante ao twitter.