Tulalip – Microsoft revela projecto sem querer
As redes sociais sempre foram muito apetecidas por todas as grandes empresas. A prova disso foi o lançamento por parte da Google do seu mais recente serviço/rede social, o Google Plus. Outro nicho muito interessante é a pesquisa de conteúdos que essas redes sociais produzem. A Google desde cedo que com o seu serviço Social Search permite que pesquisemos tudo o que é colocado nas redes sociais.
A Microsoft não é alheia a estas movimentações e tem estado a desenvolver o que se pensa ser um concorrente ao serviço de pesquisa social da Google. Chama-se Tulalip e veio ao mundo por acaso e sem que tal fosse desejado.
Quem primeiro descobriu o Tulalip foi o site Fusible. Este mesmo site tinha já detectado que a Microsoft tinha registado o domínio socl.com e tentava periodicamente verificar da existência de novo conteúdo. Numa dessas visitas encontraram o Tulalip.
Este novo serviço promete ser uma preciosa ajuda a todos os utilizadores para encontrarem o que precisam nas redes sociais e ao mesmo tempo uma forma de partilharem esses mesmos conteúdos com os seus círculos mais directos.
With Tulalip you can Find what you need and Share what you know easier than ever
Para já o site não está operacional, mas podem encontrar-se já alguns elementos que o vão compor. Existem dois botões para acesso e registo do Tulalip no Twitter e no Facebook.
Ao clicarem num desses botões é apresentado um pedido de autorização para acesso aos dados que têm em cada uma dessas duas redes sociais. Naturalmente que ainda nada acontece se autorizarem esse acesso.
Após a publicação da notícia por parte do Fusible, o site socl.com foi retirado do ar e apresenta agora uma mensagem a indicar que a disponibilização do Tulalip foi um erro e que não era suposto ter vindo a público.
Thanks for stopping by.
Socl.com is an internal design project from a team in Microsoft Research which was mistakenly published to the web.
We didn’t mean to, honest.
A Microsoft apressou-se também a indicar que a publicação do Tulalip foi um erro interno e que este é um projecto de uma das suas equipas de desenvolvimento.
Socl.com is an internal design project from one of Microsoft’s research teams which was mistakenly published to the web.
Apesar de se ter apressado a negar tudo sobre o Tutalip, é mais que provável que a Microsoft venha a tornar público este novo serviço que vai entrar em concorrência directa com o que a Google já disponibiliza.
A opção por não entrar na guerra das redes sociais foi uma óptima decisão da Microsoft, até porque o mercado que este nicho oferece está preste a saturar-se com a guerra entre a Google e o Facebook.
Esperemos para ver o que a Microsoft vai apresentar com o Tulalip, caso este chegue a ver a luz do dia.
Homepage: Tulalip
Este artigo tem mais de um ano
Ninguém acredita que estes enganos são “sem querer”, pois não?
Eu acho que só a Microsoft…
Eu acredito… afinal foi sem querer que eu vi este post… LOL
se não fosse, nem sequer considerava. se uma equipa mostrasse este tipo de descuido com os dados deles, que fariam eles com os meus? só sei que dos projectos da google, só se sabe quando eles querem. acredito que seja o mesmo com a microsoft, mas estão a demonstrar um descuido tremendo para que é “ingénuo” nestas coisas do markting.
Claro que foi sem querer, como quando o CEO da Nokia mostrou um telemóvel como Windows 7 e acidentalmente o vídeo foi parar ao Youtube.
Acidentes!
😉
Cá para mim, o Windows Live terá os dias contados.. :S
Já agora, será que o Skype também será incorporado?
Tantas perguntas que se podem colocar.. :\
Esse tipo de “propaganda” ja é velha, todo mundo ja sabe que as coisas nao “vazam” assim e que nao é “sem querer”. mas de qualquer jeito o povo fica tudo curioso. E que corajem da M$ entrar nessa briga, tem que ter muito diferencial pra conseguir um espacinho nesse meio ae.
só para chamar a atenção…
AHAHAHA sem querer LOL, já estamos fartos des joguinhos das empresas, foi apenas para dar um gustinho pequenino do que vem ai sem querer fazer apresentações.
Sinceramente, à parte do marketing que já todos conhecemos e estamos fartos de ver em outras empresas… TULALIP??? Ca raio de nome tão fraquinho… Bem, mas e daí Facebook também não é lá uma jóia de nome por si só…:p
Uma coisa que acho estranha..
Porque é que só permite fazer login via twitter e facebook? e não via Live?
Adoro estes “sem querer” para depois começaram a criar o bichinho nos potenciais utilizadores.
Sem duvida uma boa estratégia de marketing hehehe