Pplware

TikTok bloqueado em Itália após morte de menina de 10 anos

A rede social TikTok é uma das mais populares do mundo! Os vídeos curtos com vários efeitos parecem resultar e isso nota-se no crescimento significativo no que diz respeito a seguidores. No entanto, esta rede social tem políticas pouco definidas.

Esta sexta-feira a rede social TikTok foi bloqueada em Itália na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma.


TikTok não recusou pedido de registo de menina de 10 anos…

A rede social TikTok está, a partir de hoje, bloqueada em Itália. De acordo com as informações, a menina tinha apenas 10 anos e tinha registo. O registo desta criança na rede social “não foi recusado pela empresa” apesar da idade, que era inferir ao mínimo de 13 anos.

Através de um comunicado, a Autoridade de Proteção de Dados Italiana, determinou “bloquear a rede social chinesa” com efeitos imediatos até 15 de fevereiro, altura em que se estima que o TikTok já tenha correspondido às obrigações do regulador italiano.

De relembrar que o processo contra a rede social foi instaurado em dezembro de 2019, criticando a “falta de atenção à proteção de menores, a facilidade de contornar a proibição de registo de menores e a falta de transparência e clareza nas informações fornecidas aos utilizadores, bem como configurações pré-definidas que não respeitam a privacidade”.

Em concreto, a rede social está proibida de utilizar “os dados de utilizadores cuja idade não foi determinada com uma segurança absoluta”, detalhou aquela autoridade, citada pela agência AFP.

A decisão surgiu poucas horas após ter sido revelada a morte de uma menina de 10 anos, em Palermo, no sul da Sicília, por asfixia enquanto participava no desafio ‘jogo do lenço na cabeça’ [Blackout Challenge, em inglês] e se filmava com o próprio telemóvel para o Tik Tok.

 

Exit mobile version