Pplware

Starlink: Se descarregar torrents pode ficar sem o serviço de Internet de Elon Musk

Prestes a começar a fornecer o seu serviço de Internet, a Starlink tem testes a decorrer para averiguar da qualidade deste serviço. Assim, e por agora, tudo é ainda uma novidade para os utilizadores, que tentam descobrir este serviço.

Algo que foi agora revelado é a impossibilidade de descarregar torrents. A Starlink parece avaliar as ligações e alerta os utilizadores, que assim se arriscam a ficar sem o serviço de acesso à Internet de Elon Musk.


Mesmo sendo um cenário já esperado, não se sabia que a Starlink estaria a monitorizar ativamente as ligações dos utilizadores. Este acesso à Internet depende de toda uma constelação de satélites que a SpaceX está ainda a colocar em órbita.

O cenário agora descrito mostra uma monitorização ativa das ligações e medidas bem definidas para quem tentar usar os torrents. Esta situação foi descrita por um utilizador deste serviço, que relatou no Reddit os passos que se seguiram.

Após tentar usar, aparentemente sem sucesso, os torrents, recebeu uma notificação por email da Starlink. Nesta mensagem, era alertado para esta proibição e que “descarregar conteúdos protegidos por direitos de autor sem a devida licença é uma violação dos termos de utilização da Starlink”.

Nessa mesma mensagem é insistido “o utilizador e/ou outras pessoas usando o acesso à Internet da Starlink evite downloads ilegais ou materiais protegidos por direitos de autor”, uma vez que esta prática “pode levar à suspensão ou encerramento do seu contrato de serviço, além de colocá-lo em risco de sofrer ações legais por parte dos proprietários daquele conteúdo”.

Com um potencial muito grande de utilizadores, o serviço de Internet de Elon Musk tem tudo para ser um sucesso. Com mais de 500 mil pré-registos, este serviço da Starlink deverá seguir a mesma linha de outras propostas, quando todos os satélites estiverem instalados e a funcionar.

Esta descoberta feita agora mostra que este é, na verdade, um serviço de acesso à Internet como outro. Estes alertas são normais e revelam que a Starlink está atenta ao tráfego que os utilizadores geram.

Exit mobile version