As comunicações têm estado a mudar e a ganhar um novo espaço, em especial suportado por empresas como a Starlink e outras. Estas oferecem serviços de comunicações por satélite diretamente para os smartphones, ainda que numa forma muito básica. A empresa de Elon Musk quer mudar isso e a Starlink lançou agora os primeiros satélites para comunicação direta com smartphones.
Starlink lança satélites para comunicação direta
A Apple, a Samsung e mais algumas fabricantes oferecem atualmente aos utilizadores uma ajuda essencial em momentos de socorro. A comunicação por satélite permite atualmente enviar mensagens e, em alguns casos, receber também, garantido a comunicação quando a rede móvel dos operadores falha ou simplesmente não existe.
Claro que os planos passam por garantir uma cobertura constante e, acima de tudo, uma capacidade de comunicação mais elevada, não se limitando apenas a mensagens de texto. Esses trabalhos estão já a realizar-se e em breve vão surgir novidades neste campo, reforçando o que é oferecido aos utilizadores dos smartphones.
This will allow for mobile phone connectivity anywhere on Earth.
— Elon Musk (@elonmusk) January 3, 2024
Note, this only supports ~7Mb per beam and the beams are very big, so while this is a great solution for locations with no cellular connectivity, it is not meaningfully competitive with existing terrestrial… https://t.co/ymHpw8XBHl
A Starlink quer ter uma presença forte neste campo, em especial porque tem toda a estrutura necessária para essa nova comunicação. Os seus satélites estão já no espaço e a oferecer serviços de acesso à Internet em zonas remotas do planeta, onde este serviço não pode ser garantido das formas tradicionais.
Smartphones com ligação LTE para locais remotos
Para iniciar os seus testes, a Starlink deu agora o primeiro passo, um dos mais importantes para a empresa. Os primeiros 6 satélites com capacidade de comunicação direta com os smartphones foram agora lançados com sucesso, num Falcon 9 da SpaceX, e vão em breve estar acessíveis para testes com as tecnologias envolvidas.
@TMobile @Rogers @official_kddi @Optus @onenzofficial @SaltMobile_DE @entel are the first providers using Direct to Cell for global access
— SpaceX (@SpaceX) January 3, 2024
A Starlink promete que, com o Direct to Cell, os utilizadores vão ter acesso contínuo a texto, voz e dados para smartphones LTE em todo o planeta. Este funciona com telefones LTE existentes onde quer que veja o céu. Não são necessárias alterações de hardware, firmware ou apps especiais.
Os testes vão agora iniciar-se com a T-Mobile, operadora dos EUA, sendo alargados mais tarde a outros operadores em outros países. O plano da Starlink é que ainda durante 2024 seja garantido o acesso a mensagens de testes e durante 2025 seja apresentado o serviço de voz e de dados.