Pplware

Rússia desligou-se da Internet global para testes

No mundo moderno, parece quase impensável ficar afastado da Internet, desligando-se completamente do sistema. Principalmente, quando se trata de toda uma nação. A Rússia parece querer quebrar os limites e desligou-se, efetivamente, da rede global de Internet durante algum tempo.

Embora o tempo offline efetivo não seja conhecido, este foi destinado à melhoria de vários fatores relacionados com a rede de Internet, na Rússia.


No final de 2019, a Rússia adotou a chamada “lei soberana da Internet”. Esta deu, ao governo, o poder de desligar o país da Internet global, em caso de emergência ou de ciberataques estrangeiros. A lei exige que as operadoras instalem equipamento de rede capaz de inspecionar, profundamente, os pacotes, e autoriza testes à rede anuais.

Então, a Rússia desligou-se, propositadamente, da Internet global, entre 15 de junho e 15 de julho, de acordo com o RBC Daily. Apesar deste relato, a Reuters avança que a duração do teste não é clara, bem como o impacto nos cidadãos russos.

Conforme adiantou o RBC Daily, o regulador estatal de comunicações explicou que os testes que foram realizados visava, a integridade, estabilidade e segurança da infraestrutura da Internet da Rússia.

Fonte | slon pics; Victor Tangermann, em Futurism

A verosimilhança da lei da Rússia

Não é apenas a quem está fora do país que a lei parece estranha. Afinal, esta é extremamente controversa e suscita várias preocupações por parte dos cidadãos.

Apesar de o governo da Rússia dizer que a sua intenção passa, unicamente, por reduzir os ciberataques, aumentando a segurança, muitos são os céticos que temem que a Rússia esteja a tentar criar a sua “Great Firewall”, à semelhança da China. Este ceticismo desencadeia preocupações face a um possível caminho de censura, bem como protestos.

Cada vez mais, os países autoritários que querem controlar o que os cidadãos veem estão a olhar para o que o Irão e a China já fizeram. Isto significa que as pessoas não terão acesso ao diálogo sobre o que se passa no seu próprio país… serão mantidas dentro da sua própria bolha.

Disse um cientista informático da University of Surrey, Alan Woodward, à BBC, em 2019.

Exit mobile version