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Que se passa com as compras online? Reclamações disparam 114%

A pandemia por COVID-19 tem vindo a mudar o mundo. O negócio online ganhou muita força, mas ainda faltam afinar muitos processos. O Portal da Queixa efetuou recentemente uma análise de consumo ao setor das compras online e os resultados não são propriamente animadores.

De acordo com a informação, em média têm sido recebidas 50 reclamações por dia entre 1 de janeiro e 20 de abril.


Compras online são agora uma tendência… mas as reclamações são muitas

Desde o início do ano e até ao dia 20 de abril, a maior rede social de consumidores do país recebeu 5.688 reclamações relacionadas com o comércio eletrónico.

Contas feitas, tal significa um crescimento de 144%, comparativamente com o período homólogo de 2020, onde foram registadas 2.335 queixas. Comércio de Tecnologia e Moda /Vestuário são os dois setores mais reclamados.

A demora na entrega das encomendas e a falta de apoio ao cliente são os principais motivos de insatisfação reportados pelos portugueses no Portal da Queixa.

Relativamente à variação de reclamações, entre os dias 1 de janeiro e 20 de abril, conclui-se que o mês de fevereiro foi aquele que registou um crescimento exponencial de +343% em 2021 (1.958 queixas), face a 2020 (442 queixas). Por sua vez, o número de reclamações em março e abril regista um decréscimo, sendo este um resultado expectável, considerando a fase de pós-saldos e a reabertura gradual do comércio.

A atestar este facto está o atual mês de abril que, até ao dia 20, regista 608 reclamações, uma variação negativa (-13%) face ao período homólogo, com 695 queixas registadas.

O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi fundada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como a maior rede social de consumidores do país, sendo uma referência nacional em matéria de consumo e um Marketplace de reputação de marcas.

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