Pplware

Portugal: homem detido por burla qualificada com criptoativos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 47 anos, em Foz Côa, pela presumível autoria de vários crimes de burla qualificada com a utilização de criptoativos, e branqueamento de capitais, que ao longo do último ano terá lesado dezenas de cidadãos.


Criptoativos: suspeito obtinha proveito ilícito de mais de 150 mil euros/mês

A investigação, foi levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal da Guarda, apurou que através de um método fraudulento de investimentos em carteiras de criptoativos, o suspeito, atuando de forma solitária, obteve um proveito ilícito cuja média mensal ascenderá a 150 mil euros.

Posteriormente e de forma reiterada procedia à dissipação dos lucros daí provenientes.

Será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. O Inquérito é titulado pelo Ministério Público da Guarda.

De relembrar que a entrega da declaração de IRS em 2025, relativa aos rendimentos de 2024, deve ser realizada de 1 de abril a 30 de junho 2025.

A legislação portuguesa prevê a tributação de criptomoedas em situações específicas. Os ganhos obtidos com venda de criptoativos terão impacto na declaração que os portugueses vão ter de preencher. De referir que a declaração deve ser entregue entre 1 de abril e 30 de junho, referente a ganhos de 2024 – pode ver aqui todas as datas.

Exit mobile version