Pplware

Nokia quer migrar antenas 4G para rede 5G com nova tecnologia

Além da Huawei, um dos nomes que também tem estado associado à rede 5G é a finlandesa Nokia. Através de uma comunicação feita nesta terça-feira, a empresa anunciou a implementação de uma atualização de software que vai permitir implementar a rede 5G em milhares de transmissores de rádio que operam atualmente com tecnologia 4G.

Esta é uma novidade muito bem recebida pelas operadoras que, assim, já não necessitam de trocar antenas e outros equipamentos para suportar o 5G.


Nokia vai conseguir migrar 4G para 5G sem troca de equipamentos

O departamento de infraestruturas da Nokia anunciou nesta terça-feira, dia 14 de julho, uma nova tecnologia. Através de uma atualização de software, a finlandesa vai ser capaz de levar o 5G NR (New Radio) a operar em 5 milhões de transmissores de rádio que atualmente emitem 4G.

Como seria de esperar, a novidade foi bastante bem recebida pelas operadoras de telecomunicações móveis. Isto porque, assim, já não será necessário trocar antenas e outros equipamentos para suportar a rede 5G.

Possivelmente esta atualização já estará disponível para cerca de 1 milhão de rádios da Nokia, mas pode chegar aos 3,1 milhões até ao final do ano de 2020. No entanto, estima-se que em 2021, esta tecnologia consiga abranger 5 milhões de antenas de telecomunicações.

Leia também: Nokia bate recorde mundial de velocidade em 5G com 4,7 Gbps

 

De acordo com a Nokia, o update de software vai melhorar o aproveitamento feito aos equipamentos de espectro já utilizados para redes antigas.

Além disso, a plataforma da empresa finlandesa vai ainda suportar a tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing), uma forma de partilhar as frequências 2G, 3G e 4G com uma procura imediata.

Em suma, através da migração por via do novo software, a Nokia afirma que as operadoras vão economizar dezenas de mil milhões de euros gastos em engenharia e visita às torres de transmissão.

Atualmente a Nokia serve 359 operadoras cujos rádios 4G são atualizáveis para a rede 5G.

Leia também:

Exit mobile version