[Notícia atualizada em 26/06/2024]
A Netflix ainda é o maior serviço de streaming da Internet e está a experimentar novas formas de monetizar a sua oferta. Se mostrou sucesso num plano assente em publicidade, parece agora pronta para uma nova surpresa. Estará a discutir internamente a possibilidade de criar um novo plano grátis com publicidade para alguns mercados. A dúvida é se chegará a Portugal.
Netflix terá plano grátis com publicidade
Quando aplicou medidas fortes para bloquear a partilha de contas, a Netflix prometeu criar um plano baseado em publicidade. Este é naturalmente mais barato e, contra todas as previsões, é um caso de sucesso entre os utilizadores, que cada vez mais aderem a esta proposta.
Agora, do que é avançado pela Bloomberg, com base em fontes não identificadas, que este serviço de streaming considera criar um plano gratuito que será totalmente suportado por publicidade. Esta ideia é discutida dentro da Netflix ainda. Já experimentou um serviço gratuito baseado em anúncios para dispositivos móveis no Quénia em 2021, mas essa experiência terminou em 2023.
No entanto, este último relatório diz que a Netflix discute a possibilidade de lançar um serviço gratuito em mercados maiores onde existam redes de TV gratuitas populares. Alemanha e Japão foram listados na publicação como dois mercados possíveis para um plano Netflix gratuito. Um lugar onde o serviço de streaming não prevê incluir este plano gratuito são os EUA.
Serviço de streaming aposta na inovação
No entanto, o lançamento de um serviço gratuito em outros mercados poderia permitir que pessoas que não podem pagar tivessem acesso ao crescente número de séries e filmes originais da Netflix. A história da Bloomberg aponta que, embora o serviço fique atrás apenas do YouTube em minutos de streaming em todo o mundo, está apenas em 10.º lugar, quando se trata de gerar receitas pela publicidade.
No entanto, a Netflix tem agido rapidamente para aumentar esses números de receita publicitária, em parte graças ao fato de que o plano baseado em anúncios é muito mais barato. Em maio, afirmou ter 40 milhões de utilizadores ativos a usarem o serviço mediante um plano baseado em anúncios em todo o mundo. Isso representa apenas cinco milhões de utilizadores ativos há um ano.
Um plano totalmente gratuito baseado em anúncios possa demorar algum tempo para ser lançado em qualquer lugar. Ainda assim, o relatório afirma que os executivos da Netflix podem estar a discutir como isso pode ser um sinal de que a indústria de streaming poderá depender menos do número de assinantes e mais das receitas publicitárias no futuro.
[Nota: Notícia atualizada com a informação de que esta ideia está apenas a ser discutida internamente na Netflix.]