Pplware

Starlink da SpaceX “atingiu o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa”, afirma Musk

A Starlink da SpaceX “atingiu o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa”, disse o CEO Elon Musk na quinta-feira, um marco importante para a unidade de negócios de internet via satélite da empresa de foguetes.


 

Musk anunciou a notícia numa publicação no X, a plataforma de redes sociais de que também é proprietário.

Starlink é agora também a maioria de todos os satélites ativos e terá lançado a maioria de todos os satélites cumulativamente a partir da Terra até ao próximo ano.

Acrescentou ainda.

Não é claro se o marco de equilíbrio é para o trimestre ou para um período de tempo específico. Independentemente disso, o feito deixa em aberto a questão de saber se a SpaceX pode estar a aproximar-se da abertura do capital da Starlink através da IPO – uma medida que Musk disse que a empresa executaria assim que o fluxo de caixa se tornasse previsível.

Equilíbrio do fluxo de caixa

Equilíbrio do fluxo de caixa (do inglês “breakeven cash flow”) refere-se ao ponto em que uma empresa ou projeto atinge o equilíbrio financeiro, ou seja, onde a receita total gerada é igual às despesas totais incorridas, resultando num fluxo de caixa neutro.

Por outras palavras, é o momento em que uma empresa não está a gerar lucro nem prejuízo, mas cobre todos os seus custos e despesas com a receita que está a gerar.

A presidente e diretora de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell, deu uma dica de que a economia estava a tornar-se mais previsível no início deste ano, quando disse que a Starlink já havia alcançado um trimestre positivo de fluxo de caixa em 2022.

A mega-constelação da Starlink tem atualmente cerca de 5 mil satélites, todos eles lançados por foguetões da SpaceX. Essa integração vertical tem sido fundamental para a empresa expandir a rede Starlink a taxas tão agressivas.

Mais recentemente, a Starlink foi notícia pelo seu papel em conflitos internacionais – incluindo a guerra na Ucrânia e, mais recentemente, a guerra entre Israel e Hamas. A SpaceX criou recentemente uma versão da Starlink orientada para a defesa, denominada Starshield, um sinal do interesse do Pentágono em adquirir capacidades de Internet por satélite.

A SpaceX está avaliada em cerca de 150 mil milhões de dólares. No ano passado, a empresa registou receitas de 1,4 mil milhões de dólares.

 

Leia também…

Exit mobile version