Pplware

Mozilla criou extensão para impedir recolha de dados do Facebook

Os últimos dias têm sido marcados por uma constante mostra de práticas do Facebook e dos seus parceiros que deixaram os utilizadores assustados e alarmados para a sua privacidade e para o fim a que as suas informações podem estar ser usadas.

Para além das mais óbvias medidas de proteção, como a revogação de permissões, surge agora uma alternativa. A Mozilla criou uma extensão para o Firefox que impede que o Facebook recolha dados dos utilizadores, associados às suas navegações na Internet.


Como se tem visto, a recolha de dados pelo Facebook ultrapassa o que os utilizadores poderiam imaginar, chegando a áreas que muitos considerariam impossível. As provas surgem não apenas da própria rede social, mas estende-se também dos seus serviços associados.

Claro que existem formas dos utilizadores restringirem esse acesso, como já mostrámos, mas outras são quase impossíveis de aplicar, por várias razões.

O que o Facebook Container promete fazer

Para ajudar os utilizadores a conseguir chegar a estas áreas de privacidade, nomeadamente na recolha de informação de visitas a sites e até de hábitos de navegação na Internet, a Mozilla criou a extensão Facebook Container, que irá manter o site do Facebook isolado dos restantes separadores, impedindo-o de recolher informações dos utilizadores.

Como o Facebook Container da Mozilla funciona

O Facebook Container funciona de uma forma muito simples, mas eficaz. Ao aceder ao Facebook, e após a autenticação, este separador é imediatamente isolado dos restantes, ficando impossibilitado de recolher as normais informações que conseguiria numa situação normal.

Para alertar os utilizadores para esta situação, o separador do Facebook é marcado de forma visível. Notem que ao usarem o Facebook Container várias das funcionalidades usadas nos sites, e associadas a esta rede social, deixam de funcionar. Falamos dos likes e das partilhas dessas páginas.

A Mozilla alerta que o Facebook Container não pretende ser a solução perfeita, mas ajuda os utilizadores a conseguir manter as suas navegações privadas, pelo menos para os olhos do Facebook, e assim impedir a recolha de dados.

Outras áreas onde se deve proteger no Facebook

Exit mobile version