O anuncio feito pela Google do fim do suporte para Exchange ActiveSync no Gmail veio deixar muitos utilizadores surpresos e sem grandes possibilidades de usarem alternativas. A medida vai afectar os serviços de sincronização de email, contactos e calendário que deixam de poder ser feitos por Active Sync.
A Google anunciou esta medida no final da semana passada e integrada numa limpeza de inverno que vai levar a cabo. Terá efeito logo no mês de Janeiro e será para cumprir.
A Microsoft mostrou-se estupefacta com esta decisão e apresentou já uma alternativa para todos os que querem manter este serviço nos seus equipamentos, migrar para o Outlook.com
São vários os serviços que a Google vai fechar, mas de todos, a sincronização por Active Sync é de todas as que mais impacto terá nos utilizadores. Será implementada no final do mês de Janeiro, sendo apenas mantida para os actuais utilizadores, não permitindo novas configurações.
Esta medida integra-se nas alterações que a Google tem feito aos seus serviços e para que se possam dedicar à criação de outras aplicações e serviços mais úteis e importantes, no seu entender.
Last January, we renewed our resolution to focus on creating beautiful, useful products that improve millions of people’s lives every day. To make the most impact, we need to make some difficult decisions.
Curiosamente os planos pagos da Google vão continuar a ter este suporte sem qualquer limitação.
Mas como existem muitos utilizadores dependentes desta tecnologia para manter actualizada a sua informação nos seus dispositivos, a Microsoft apressou-se a mostrar uma alternativa que pode ser usada e que é bastante simples. Mostrou-se ainda estupefacta com a decisão tomada pela Google e pelo impacto que terá junto dos muitos utilizadores.
A alternativa que a Microsoft apresenta é de alguma forma óbvia e trata-se do maior concorrente do Gmail dos produtos associados da Google. O Outlook.com permite que utilizadores possam ter acesso à totalidade destes serviços, ao mesmo tempo que mantêm todas as funcionalidades de sincronismo através de Exchange Sync.
A guerra que agora começa a tomar contornos é um pouco maior do que uma simples teimosia entre estas duas empresas. A Google lançou recentemente o suporte para CardDAV e ao retirar o suporte para Exchange Sync consegue facilmente limitar o acesso dos utilizadores do Windows Phone aos seus serviços, já bastante enraizados nos utilizadores.
Depois de a Google ter anunciado que não vai desenvolver aplicações nativas para o Windows 8 e Windows Phone 8 e que vai no inicio do ano terminar o suporte do Google Sync, a Microsoft resolveu contra atacar e mostrar que existem alternativas como o Outlook.com.
Provavelmente muitos utilizadores vão sentir-se tentados a mudar para esta solução, mas deveria partir da Microsoft a criação de suporte para as tecnologias que a Google ou a Apple suporta para alargar ainda mais o leque de serviços a que os utilizadores dos dispositivos com o seu sistema operativo móvel podem aceder.
Não está em jogo apenas o acesso ao email, que pode ser feito por IMAP com algumas limitações, mas também o acesso ao calendário e aos contactos. Ou a Microsoft ignora este problema ou lança suporte para CalDAV e CardDAV para o Windows Phone 8 num futuro próximo, sendo que este SO actualmente não os suporta.