Como temos vindo a informar, o preço dos serviços das operadoras de comunicações vai disparar até 7,8%. MEO e NOS são as primeiras as subir os preços dos serviços e a Vodafone também já confirmou que vai subir, mas apenas com início em março.
Saiba já quanto lhe vai custar mais os serviços de comunicação/internet da MEO.
MEO: Saiba quanto vai pagar pelos novos serviços
A MEO foi a primeira operadora a indicar que iria subir os preços da fatura já em fevereiro de 2023. A Altice Portugal procedeu à atualização dos preços da MEO, no entanto, os clientes que têm apenas voz fixa e os reformados com plano reformados estão excluídos deste aumento.
A atualização de preços da MEO “está definida nos contratos com os nossos clientes”, que prevê que esta seja ajustada à taxa de inflação (IPC) no valor mínimo de 50 cêntimos. Pode consultar os novos preços da MEO aqui.
Todas as operadoras estão a preparar-se para aumentar os preços dos seus produtos e serviços que pode ir até aos 7,8%. A MEO e a NOS aumentam já os seus preços a partir de hoje. A Vodafone só no próximo mês.
Com estes aumentos, Portugal passará a ter dos serviços mais caros da Europa. A DECO – Associação do Consumidor enviou uma carta à Anacom – Associação Nacional de Comunicações, pois tem algumas dúvidas quanto cumprimento dos prazos e às alterações aos contratos dos consumidores. No entanto, Luís Pisco, jurista da Deco, refere que não há muito que se possa fazer.
O que é que os consumidores podem fazer?
Em declarações à CNN Portugal,Luís Pisco refere que…
- A primeira coisa a fazer é consultar o seu contrato e confirmar se, de facto, inclui a cláusula que prevê a possibilidade de atualizações de acordo com o índice do preço no consumidor do INE
- No caso do seu contrato prever uma mensalidade com valor fixo durante um determinado período (por exemplo, de 24 meses), que é considerado de fidelização, há a possibilidade de questionar a legalidade do aumento.
- Requeira ao operador uma comunicação pessoal com a informação concreta sobre o valor do aumento e o valor final a pagar
- Confirme a data em que foi informado da alteração: o aviso deve ser feito com 30 dias de antecedência.
- Verificar se o que lhe é proposto é uma atualização (com base no índice do preço no consumidor do INE) ou uma alteração ao contrato
- Se estiver em situação de desemprego, de doença prolongada ou emigração pode cancelar o contrato com a operadora de telecomunicações
- Famílias com baixos rendimentos ou necessidades sociais especiais podem pedir a tarifa social de internet.