PplWare Mobile

Japão lança em Fevereiro satélite de acesso à rede

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ricardo Ferreira


  1. Rui Jorge says:

    Porque nao se estende ao resto do mundo? Investir neste tipo de tecnologia nao seria bem mais viável? Em vez de furar e esburacar para passar cabo. Depois voltar a furar para por cabos de tecnologia mais rapida. Depois renovar centrais, e por ai fora… tudo sempre numa luta para chegar a todo o lado, que nunca chega… desta forma o investimento ia certamente chegar a todo o lado e todos poderiam usufruir

  2. @Rui Jorge

    Não deves estar ao corrente dos preços praticados pelos fornecedores de Internet por satélite…

  3. Rodrigo Pardal says:

    @Rui Jorge

    Ahah, e daqui a uns tempos voltarias la a cima pra renovar por algo mais potente…

  4. Abul Fadl says:

    rui jorge revela uma ignorância que até mete medo. É este o Portugal onde vivemos. Deixa-me triste. enquanto isso o Sócrates dá uns computadores e o povo fica contente.

  5. Digitalfox says:

    Ricardo Ferreira, pelo que sei os preços tem baixado bastante, alem de que um satélite dedicado a Internet de alta velocidade de certeza que vai praticar um preço para fazer concorrência á ligação à Internet terrestre, logo preços apelativos 🙂

  6. J0n says:

    Esperamos que num futuro bem próximo isso possa acontecer, provávelmente que para eles ficariam mais baratos, digo eu.

    http://www.satconxion.es/productos-servicios-satelite-bidireccionales-europa-stw.php

  7. Anibal Ferreira says:

    @Abul Fadl
    Dá computadores é como quem diz…

  8. É impensável pensar num acesso à internet banda larga a partir de um satélite os custos que isso implicaria ultrapassaria e muito o preço cobrado pelos ISP’s portugueses ou outros quaisquer. Para comparação umas das empresas que fornece acesso à internet a partir de um satélite por uma ligação 2048 Kbps download e 512 Kbps upload. cobram 750 € e ainda há quem diga que iam cobrar preços para fazer concorrência… de loucos ainda por cima agora com o crescimento do acesso à internet 3G a ideia do satélite deixa de fazer qualquer sentido a não ser apenas para regiões remotas onde nem os telemóveis funcionam….

  9. Bem, o que há no mercado europeu a nível de internet por satélite, tem preços de mensalidades absurdas visto ser um continente supostamente coberto com banda larga por tudo que é sitio. Se me falarem em algum empresario aceder a net no meio do mar no seu barco… aí já concordava com os preços que encontrei depois de uma breve pesquiza no google.
    Sem falar de:
    -> Pings elevados
    -> Problemas no upload
    e pior ainda:
    -> Péssimo acesso quando está mau tempo

    Qualquer pessoa com um prato, lnb, algum cabo, uma bússola e uma placa receptora digital consegue aceder a conteudos de satélites que tenham internet, ou seja, consegue com facilidade sacar pacotes de informações que nesse preciso momento estejam a ser visualizados por terceiros.
    Já experimentei no próprio satélite que a tvcabo utiliza para emissões por satélite, o Hispasat 30º W.
    Aliás, não considero este tipo de acesso seguro de forma alguma. Em segundos consegue-se guardar no pc uns bons 100mb de entulho, fotos, e até o tráfego que está a ser realizado por terceiros, tal como aceder a bancos… nem é preciso dar mais exemplos.
    Quem usa este tipo de net, paga-a bem caro e arrisca-se…. e muito

  10. Flyer says:

    Isto do satelite e muito bom para quando se esta no meio do deserto e para um troca de dados muito especifica.

    Para um utilizador comum isto nao era viavel por varias razoes, em primeiro lugar como os satelites estao numa orbita a 36 mil Km é so fazer as contas ao tempo que o sinal leva a ir da terra-satelite e satelite-terra ou seja 2×0.12 segundos (e isto so para a transmissao casa-estaçao base). Agora imaginem somar mais o processamento da informaçao, o congestionamento do canal e o envio da resposta , o que dava uma modica quantia de 0.240s para um simples ping (tempo minimo, o real seria sempre pior).

    Agora exprimentem meter milhares de utilizadores a utilizar este meio, so a quantidade de poder de processamento que os satelites e as estaçoes base teriam de ter para nao piorar os tempos ‘calculados’ acima seria abismal o que levava a um aumento exponencial do preço.

    Ah, e outra coisa como e que acham que a informação chegava aos servidores… fibra optica claro, porque nao se iam por todos os servidores do planeta junto a estaçao base nem uma estaçao junto aos servidores. Resumindo voltavamos ao mesmo, iamos pagar mais pela ligação à net, limites de trafego ainda piores e jogos online esqueçam la isso…

    P.S – Não é a toa que andam empresas a passar fibra pelo oceano… Por algum motivo andam a investir na fibra e não no satelite…

  11. Flyer says:

    Ah e esqueci-me de dizer, tudo o que foi dito acima é extremamente optimista…

  12. Emigrante says:

    Julgo que se fala muito e diz-se pouco…
    E que tal associar a fibra óptica à segurança de rede, em alternativa à velocidade? O satélite parece-me ser uma solução bem mais barata, fazendo com que hajam melhores preços.
    Não me parece que o Japão anda cá a dormir…Certamente toda a gente seguirá o rumo deles nos próximos anos.
    Em portugal esqueçam net por parabólica Já precisei de fazer uma rede entre duas casas que distavam muito e precisava de partilhar a rede e a única solução era por intermédio de parabólica. Foi me dito pelas autoridades do assunto que não é permitido em Portugal este tipo de ligação, uma vez que, não há estudos aos efeitos na saúde deste tipo de ligação.

  13. Tiago Monteiro says:

    Sim internet de satelite e’ muito barata n haja duvida…

    onde estou, na irlanda, ja tive de ter net p satelite e a prestacao eram de 4000 euros por ano… VElocidade de 1mb download/ 1 upload.

    Pings de 3000ms, etc etc…

    Enfim, fala-se muito sem saber.

  14. iris carneiro says:

    e uma coisa muito boa por q ser ve milhares de pesoas nao sei o q seria das pessoas se nao te vesce alguem muito imteligente ;evoluindo e pondo em pratica, estao de parabens 5/3/2009

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.