Japão lança em Fevereiro satélite de acesso à rede
A Agência de exploração espacial japonesa, Jaxa, vai lançar, a 15 de Fevereiro de 2008, um satélite experimental para testar o acesso à Internet de alta velocidade na Ásia.
O satélite, baptizado "Kizuna" (ou WINDS, segundo a sua denominação científica), será colocado em órbita geo-estacionária a 36 mil quilómetros da Terra pelo vaivém japonês H-2A, produzida e explorada pelo grupo Mitsubishi Heavy Industries.
O objectivo é apagar as zonas brancas (regiões não cobertas por uma rede de dados rápida) para permitir "que toda a gente possa aceder à Internet de alta velocidade, independentemente da sua localização", segundo a Jaxa.
"A cobertura do Kizuna não se limitará ao Japão e deverá estender-se a quase toda a zona da Ásia-Pacífico, onde ainda existem muitas zonas brancas", acrescenta a agência.
Após as fases de verificação e de validação do dispositivo, o público japonês será convidado a experimentar este modo de acesso à rede, noticia a Lusa. O envio e a recepção de dados serão efectuados através de um emissor/receptor associado a uma antena parabólica.
Este artigo tem mais de um ano
Porque nao se estende ao resto do mundo? Investir neste tipo de tecnologia nao seria bem mais viável? Em vez de furar e esburacar para passar cabo. Depois voltar a furar para por cabos de tecnologia mais rapida. Depois renovar centrais, e por ai fora… tudo sempre numa luta para chegar a todo o lado, que nunca chega… desta forma o investimento ia certamente chegar a todo o lado e todos poderiam usufruir
@Rui Jorge
Não deves estar ao corrente dos preços praticados pelos fornecedores de Internet por satélite…
@Rui Jorge
Ahah, e daqui a uns tempos voltarias la a cima pra renovar por algo mais potente…
rui jorge revela uma ignorância que até mete medo. É este o Portugal onde vivemos. Deixa-me triste. enquanto isso o Sócrates dá uns computadores e o povo fica contente.
Ricardo Ferreira, pelo que sei os preços tem baixado bastante, alem de que um satélite dedicado a Internet de alta velocidade de certeza que vai praticar um preço para fazer concorrência á ligação à Internet terrestre, logo preços apelativos 🙂
Esperamos que num futuro bem próximo isso possa acontecer, provávelmente que para eles ficariam mais baratos, digo eu.
http://www.satconxion.es/productos-servicios-satelite-bidireccionales-europa-stw.php
@Abul Fadl
Dá computadores é como quem diz…
É impensável pensar num acesso à internet banda larga a partir de um satélite os custos que isso implicaria ultrapassaria e muito o preço cobrado pelos ISP’s portugueses ou outros quaisquer. Para comparação umas das empresas que fornece acesso à internet a partir de um satélite por uma ligação 2048 Kbps download e 512 Kbps upload. cobram 750 € e ainda há quem diga que iam cobrar preços para fazer concorrência… de loucos ainda por cima agora com o crescimento do acesso à internet 3G a ideia do satélite deixa de fazer qualquer sentido a não ser apenas para regiões remotas onde nem os telemóveis funcionam….
Bem, o que há no mercado europeu a nível de internet por satélite, tem preços de mensalidades absurdas visto ser um continente supostamente coberto com banda larga por tudo que é sitio. Se me falarem em algum empresario aceder a net no meio do mar no seu barco… aí já concordava com os preços que encontrei depois de uma breve pesquiza no google.
Sem falar de:
-> Pings elevados
-> Problemas no upload
e pior ainda:
-> Péssimo acesso quando está mau tempo
Qualquer pessoa com um prato, lnb, algum cabo, uma bússola e uma placa receptora digital consegue aceder a conteudos de satélites que tenham internet, ou seja, consegue com facilidade sacar pacotes de informações que nesse preciso momento estejam a ser visualizados por terceiros.
Já experimentei no próprio satélite que a tvcabo utiliza para emissões por satélite, o Hispasat 30º W.
Aliás, não considero este tipo de acesso seguro de forma alguma. Em segundos consegue-se guardar no pc uns bons 100mb de entulho, fotos, e até o tráfego que está a ser realizado por terceiros, tal como aceder a bancos… nem é preciso dar mais exemplos.
Quem usa este tipo de net, paga-a bem caro e arrisca-se…. e muito
Isto do satelite e muito bom para quando se esta no meio do deserto e para um troca de dados muito especifica.
Para um utilizador comum isto nao era viavel por varias razoes, em primeiro lugar como os satelites estao numa orbita a 36 mil Km é so fazer as contas ao tempo que o sinal leva a ir da terra-satelite e satelite-terra ou seja 2×0.12 segundos (e isto so para a transmissao casa-estaçao base). Agora imaginem somar mais o processamento da informaçao, o congestionamento do canal e o envio da resposta , o que dava uma modica quantia de 0.240s para um simples ping (tempo minimo, o real seria sempre pior).
Agora exprimentem meter milhares de utilizadores a utilizar este meio, so a quantidade de poder de processamento que os satelites e as estaçoes base teriam de ter para nao piorar os tempos ‘calculados’ acima seria abismal o que levava a um aumento exponencial do preço.
Ah, e outra coisa como e que acham que a informação chegava aos servidores… fibra optica claro, porque nao se iam por todos os servidores do planeta junto a estaçao base nem uma estaçao junto aos servidores. Resumindo voltavamos ao mesmo, iamos pagar mais pela ligação à net, limites de trafego ainda piores e jogos online esqueçam la isso…
P.S – Não é a toa que andam empresas a passar fibra pelo oceano… Por algum motivo andam a investir na fibra e não no satelite…
Ah e esqueci-me de dizer, tudo o que foi dito acima é extremamente optimista…
Julgo que se fala muito e diz-se pouco…
E que tal associar a fibra óptica à segurança de rede, em alternativa à velocidade? O satélite parece-me ser uma solução bem mais barata, fazendo com que hajam melhores preços.
Não me parece que o Japão anda cá a dormir…Certamente toda a gente seguirá o rumo deles nos próximos anos.
Em portugal esqueçam net por parabólica Já precisei de fazer uma rede entre duas casas que distavam muito e precisava de partilhar a rede e a única solução era por intermédio de parabólica. Foi me dito pelas autoridades do assunto que não é permitido em Portugal este tipo de ligação, uma vez que, não há estudos aos efeitos na saúde deste tipo de ligação.
Sim internet de satelite e’ muito barata n haja duvida…
onde estou, na irlanda, ja tive de ter net p satelite e a prestacao eram de 4000 euros por ano… VElocidade de 1mb download/ 1 upload.
Pings de 3000ms, etc etc…
Enfim, fala-se muito sem saber.
e uma coisa muito boa por q ser ve milhares de pesoas nao sei o q seria das pessoas se nao te vesce alguem muito imteligente ;evoluindo e pondo em pratica, estao de parabens 5/3/2009