Estamos a viver tempos muito duros a nível humanitário devido às várias guerras ativas neste momento. O conflito entre Israel e o Hamas é o que mais preocupa atualmente, e Elon Musk disse que a sua Starlink iria fornecer conectividade em Gaza. Mas Israel já veio alertar para as consequências deste fornecimento e ameaçou mesmo bloquear o seu relacionamento com o serviço.
Israel alerta para as consequências da Starlink em Gaza
Tal como fez no início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, Elon Musk também disponibilizou agora os serviços da sua empresa Starlink para esta fornecer conectividade a Gaza, uma vez que as comunicações na região foram, e estão a ser, fortemente afetadas pelo conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. De acordo com o que foi dito pelo executivo no passado sábado (28) “A SpaceX vai fornecer pontos de comunicação através de organizações humanitárias reconhecidas internacionalmente“.
Os detalhes revelam que desde sexta-feira (27) as comunicações estão cortadas e a população não tem acesso à Internet nem ao telefone, ficando assim mais de 2 milhões de pessoas incontactáveis.
Contudo, parece que Israel não está muito a favor desta oferta e o Ministro das Comunicações do país, Shlomo Karhi, não tardou a alertar para as consequências deste fornecimento. De acordo com as informações, o ministro publicou na sua conta da rede social X que Elon Musk sabe que o grupo Hamas vai usar a Starlink para desenvolver os seus atos terroristas. Para além disso, Karhi vai ainda mais longe e acrescenta que o seu gabinete está disposto a cortar qualquer relacionamento com a Starlink caso isso aconteça.
Israel will use all means at its disposal to fight this.
HAMAS will use it for terrorist activities. There is no doubt about it, we know it, and musk knows it. HAMAS is ISIS.
Perhaps Musk would be willing to condition it with the release of our abducted babies, sons, daughters,… https://t.co/pRNOlnINbZ
— 🇮🇱שלמה קרעי – Shlomo Karhi (@shlomo_karhi) October 28, 2023
Mas Musk já respondeu e tentou acalmar estas mesmas preocupações dizendo que não são assim tão ingénuos e que caso haja alguma ligação de Gaza a um terminal da Starlink, serão tomadas medidas extreordinárias de forma a confirmar que tal acontece apenas por razões humanitárias. É ainda indicado que haverá uma verificação de segurança com os governos dos EUA e Israel antes dessa conexão.
We are not so naive.
Per my post, no Starlink terminal has attempted to connect from Gaza.
If one does, we will take extraordinary measures to confirm that it is used *only* for purely humanitarian reasons.
Moreover, we will do a security check with both the US and Israeli…
— Elon Musk (@elonmusk) October 28, 2023
Continuaremos atentos a este assunto de forma a saber mais novidades sobre a possibilidade da empresa de Musk poder ser uma preciosa ajuda ao povo vítuma desta guerra, tal como aconteceu na Ucrânia.