Pplware

Internet da Starlink vai ter apenas um tarifário! 99 euros por mês…

Como já revelamos, Portugal está cada vez mais perto de ter internet via satélite fornecida pela popular SpaceX. O serviço chegará em junho ao nosso país através da Space Exploration Technologies Portugal – SXPT, a empresa que foi criada para vender os serviços de Internet.

Ao contrário do que acontece com outras operadoras, a Starlink vai ter apenas um tarifário. Saiba quanto tem de pagar para ter Internet da empresa de Elon Musk.


A rede Starlink é uma rede de acesso à Internet cujo “backbone” é constituído por satélites. O objetivo é criar rede de acesso de alta velocidade que chegue inclusive a zonas remotas.

A americana SpaceX confirmou à ANACOM que o território nacional já está coberto a 100% pela sua rede de satélites. Até junho de 2021 prevê-se a comercialização em Portugal dos serviços de acesso à internet. Os números agora revelados, foram divulgados por Matt Botwin, diretor do departamento de “Global Satellite Government Affairs” da SpaceX à ANACOM – saber mais aqui.

Starlink: 99 euros de mensalidade + 499 euros de hardware

Tendo em conta as ofertas do mercado, o preço da Starlink não é propriamente atrativo. O investimento não é simpático e, além disso, o serviço oferecido também não justifica propriamente o valor pedido.

No entanto, os responsáveis pelo serviço já referiram que o preço é agora mais baixo e até estão a perder dinheiro.

made great progress on reducing the cost” of the Starlink user terminal, which originally were about $3,000 each. She said the terminals now cost less than $1,500, and SpaceX just rolled out a new version that saved about $200 off the cost.

A rede Starlink vai chegar aos 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms. Atualmente, numa versão beta, os utilizadores podem usufruir de uma velocidade de dados que pode variar entre 50 Mbps a 150 Mbps e uma latência entre 20 ms a 40 ms.

De relembrar que Musk pretendia ter 12.000 satélites. No entanto, devido a restrições da FCC, já que nem todos estariam na mesma órbita e frequência, só poderia pedir permissão para 4.425. Ou seja, os mais de quatro mil satélites serão ligados em rede, com a mesma frequência e a uma mesma altitude.

Exit mobile version