Pplware

Google Drive já suporta alojamento de sites

A mudança que a Google realizou na sua suite de produtividade fazia antever outras novidades para além do alojamento de ficheiros que o Drive proporciona. Lentamente foram aparecendo funcinalidades que melhoram de sobremaneira este serviço e que nos fazem mudar dos serviços já implantados para esta nova alternativa.

Se a concorrência foi obrigada a melhorar e a encontrar alternativas para distinguir os seus serviços, a Google também não parou e está constantemente a optimizar o Drive.

A mais recente novidade que agora anunciaram foi a possibilidade de alojarmos sites no Drive e disponibilizá-los para o mundo!

Esta novidade não é algo inovador pois já o Dropbox o permite há já bastante tempo de forma directa ou através de outros sites associados (Site44 ou DropPages), mas mostra que a Google tem estado de olho no que de mais interessante se faz e reproduz para o seu Drive.

Tal como no Dropbox também no Google Drive os sites que podem criar são muito simples e apenas podem recorrer a HTML, JavaScript e CSS. Tecnologias como PHP e outras linguagens que necessitam de ser processadas do lado do servidor estão postas de parte e não têm suporte neste serviço.

A novidade foi anunciada no Google Plus do Google Drive ontem e está já disponível para todos os utilizadores.

A forma de criarem esses sites é, como seria de esperar, muito simples e a Google disponibiliza informação detalhada de como o fazerem.

O processo implica apenas 4 simples passos e pode ser feito por qualquer utilizador.

  1. Criem uma nova pasta no Drive e partilhem-na como “Public on the web.”
  2. Carreguem os vossos ficheiros HTML, JS e CSS para essa pasta.
  3. Abram o ficheiro HTML e vão ver o botão “Preview” na barra de ferramentas.

  1. Partilhem o URL que será algo parecido com www.googledrive.com/host/… que vão encontrar na janela de preview e qualquer pessoa poderá ver a vossa página web.

Estas instruções estão disponíveis numa página da Google e apresentam a forma como podem criar os vossos sites. Vejam neste link essa página.

Curiosamente este site é todo ele alojado numa conta Google Drive e mostra as potencialidades desta nova função.

Ainda não existe suporte para domínios próprios, mas provavelmente será uma melhoria que vamos ver a curto prazo. Poderá ser este o elemento diferenciador da Google para este serviço.

Mais uma vez a Google acompanha o que de melhor se faz nos outros serviços e disponibiliza-o para os seus utilizadores.

Fica cada vez mais difícil mantermo-nos ligados a serviços similares que, apesar de serem idênticos, não têm a integração com outros serviços adicionais que a Google disponibiliza de forma gratuita.

Está na hora de mudarmos para o Google Drive em detrimento de outros serviços similares?


Homepage: Google Drive

Exit mobile version