Pplware

É possível burlar a Amazon? Sim, mas poderá haver consequências

Para quem compra na Amazon, certamente que já se deparou com um serviço de devoluções muito simples e eficaz. Por isso mesmo, há quem tenha encontrado aqui uma brecha para tentar enganar a empresa em milhares de euros.

Foram 25 os jovens em Espanha que foram detidos por burlar a Amazon, num esquema que envolveu a criação de cerca de 500 contas.


Como enganar a Amazon?

Sendo o processo de devoluções da Amazon tão simples e rápido (com as suas exceções, claro), um grupo de jovens encontrou nele uma forma de tentar ludibriar a plataforma.

O esquema era relativamente simples. Eram feitas compras de produtos caros e facilmente vendáveis, como smartphones ou outros dispositivos eletrónicos. Logo em seguida era iniciado o processo de devolução acabando o dinheiro por ser restituído nas contas dos compradores.

Já os produtos que eram recebidos, nunca eram devolvidos, mas sim vendidos posteriormente em sites de compra e venda.

A burla foi feita com recurso a cerca de 500 contas de cliente no site da Amazon, vinculadas a mais de 400 cartões virtuais para efetuar a compra. Assim que o produto chegava ao destinatário, era então dado início ao processo de devolução. Numa caixa vazia seguia a referência de devolução, como o serviço exige.

O crime resultou na detenção de 25 jovens

O El Mundo refere que foram detidos 25 jovens espanhóis com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, por uma fraude que ultrapassou o meio milhão de euros. Supostamente, a rede era liderada por 6 pessoas, incluindo uma jovem modelo conhecida na Espanha.

O grupo foi apanhado graças ao cruzamento de dados das cerca de 500 contas às quais estavam associadas as devoluções de caixas vazias. A polícia chegou também a quatro moradas de zonas próximas de Madrid, onde encontrou dinheiro, documentação relacionada e muitos produtos roubados à Amazon.

Exit mobile version